Retrospectiva 2024: Piastri ainda oscila em 2º ano na F1 e sofre para acompanhar Norris

Oscar Piastri teve seus momentos ao longo de 2024, venceu pela primeira vez na carreira e subiu ao pódio oito vezes. No entanto, na comparação com o outro lado da garagem, a curva de evolução do australiano não é tão íngreme quanto parece ser

Oscar Piastri já era tratado como um dos grandes jovens talentos dos últimos tempos do esporte quando venceu a F2 em 2021 e ficou esperando a promoção à Fórmula 1. A chance surgiu de forma turbulenta com a McLaren no ano passado, e o australiano aproveitou ao máximo para fazer uma temporada de estreia bem respeitável. Em 2024, no entanto, a equipe papaia deu um passo gigante à frente e, apesar de ainda apresentar fortes performances, Piastri não conseguiu acompanhar tão bem a intensa evolução da esquadra e muito menos o ritmo do companheiro de garagem, Lando Norris

É bem verdade que os resultados até indicavam uma melhora significativa em relação ao ano de calouro, mas a temporada acabou contando uma história diferente. Nas primeiras cinco corridas de 2024 e apesar de a McLaren ainda não ter o carro dominante do grid, Piastri foi capaz de entregar consistência com desempenho sempre de top-10. No entanto, em Miami, curiosamente na etapa em que a equipe laranja apresentou um carro totalmente novo, o australiano foi apenas 13º. Depois, soube se recuperar e foi capaz de completar todas as voltas do campeonato, algo que lhe rendeu uma estatística interessante.

Ao todo, nesta temporada, Piastri somou duas vitórias, na Hungria e no Azerbaijão, e oito pódios. 

Porém, ao comparar com Norris, que teve uma temporada um tanto quanto inconsistente, em especial quando chegou para brigar pelo título, Piastri não impressionou tanto. Em seis das primeiras sete rodadas, terminou atrás do companheiro de equipe, além de ter demonstrado problemas para seguir forte aos domingos após boas sessões de classificação. 

Oscar Piastri viveu inconsistências em segundo ano na F1 (Foto: AFP)

Ao todo, Oscar perdeu para Norris em 16 corridas, enquanto ganhou em somente oito. Até em posição de grid a situação desandou, com Piastri batendo o inglês somente quatro vezes aos sábados, enquanto o companheiro de equipe venceu em 20 oportunidades. Inclusive, já admitiu que tem de melhorar neste quesito para 2025.

Além disso, Lando teve mais vitórias, top-10, voltas mais rápidas e pontos no campeonato. No fim, o piloto #4 terminou na vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 374 pontos, enquanto Piastri ficou em quarto, com 292. São 82 pontos de diferença, a segunda maior entre companheiros no ano, atrás apenas da distância surreal de 285 tentos entre Max Verstappen e Sergio Pérez

Além disso, Piastri demonstrou ainda bastante imaturidade e nervosismo em momentos de decisão. Na Hungria, quando liderava confortavelmente antes da patacoada da McLaren nos boxes que colocou Norris à frente, o australiano se viu perdendo tempo ao escapar da pista e quase se complicar sozinho.

Em outros momentos, simplesmente teve performances bem abaixo do esperado. Um dos exemplos mais nítidos aconteceu na Espanha, quando Norris foi pole e Piastri somente o décimo colocado. Enquanto viu o companheiro terminar em segundo atrás de Verstappen, conseguiu escalar somente até sétimo e ficou 30s atrás da outra McLaren.

Oscar Piastri sofreu para acompanhar Lando Norris em 2024, apesar de tudo (Foto: McLaren)

No geral, ainda se pode falar em uma temporada de evolução e, mais, aprendizado. Piastri atingiu em 2024 sua melhor forma na carreira, com o auge sendo provavelmente na entrada do recesso de verão, quando vinha de um segundo lugar em Spa-Francorchamps e uma vitória na Hungria, ficando à frente de Norris em duas rodadas seguidas.

Porém, as performances inconsistentes e, por vezes, fracas não fazem jus a um começo de carreira que muitas vezes é classificado como um dos melhores dos últimos tempos. Com isso, se a McLaren começar 2025 como terminou 2024, Piastri terá problemas e pode se encontrar na contramão de um time que tem tudo para deixar ambos os pilotos com condições de disputar o título na última temporada sob o regulamento atual.

A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.