Os minutos finais da manhã do sexto e derradeiro dia de pré-temporada da F1, em Barcelona, foram dedicados a simulações em ritmo de classificação com pneus C5, os mais rápidos e macios disponibilizados pela Pirelli. Charles Leclerc, da Ferrari, e Lewis Hamilton, com a Mercedes, fizeram voltas rápidas e chegaram a ficar separados por somente 0s050 na tabela de tempos, então liderada pelo monegasco. Mas nos últimos momentos antes da pausa para o almoço nesta sexta-feira (28), Daniel Ricciardo desbancou a dupla e, também com os pneus C5, cravou 1min16s276 e colocou a Renault efetivamente na frente pela primeira vez nos testes de inverno da F1. O tempo do australiano foi 0s084 mais rápido em relação a Leclerc, o segundo. Hamilton completou o top-3. O britânico foi quem mais andou pela manhã e completou 89 voltas.
A marca estabelecida por Ricciardo é a segunda mais rápida da pré-temporada, ainda atrás do 1min15s732 de Valtteri Bottas, da Mercedes, na sexta-feira passada, também com os pneus C5.
Sergio Pérez, que chegou a ocupar a liderança por alguns minutos, colocou a Racing Point na quarta colocação. No entanto, o melhor tempo do mexicano, 1min16s658, foi registrado com pneus C3, sendo apenas 0s382 mais lento na comparação com a marca alcançada por Ricciardo. Carlos Sainz, que liderou a tabela de tempos nas primeiras horas, fechou o top-5 com a McLaren. O espanhol anotou 1min16s820 com os compostos C4.
Com a AlphaTauri, Daniil Kvyat foi o sexto com o tempo de 1min16s914, feito com pneus C3 (médios). George Russell, com a Williams, concluiu o primeiro período em sétimo e deixou a Haas pilotada por Romain Grosjean em oitavo. Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, concluiu em nono, enquanto Alexander Albon dedicou a manhã toda à avaliação do Red Bull RB16 em ritmo de corrida e, com pneus duros (C2), cravou o décimo e último tempo.
Daniel Ricciardo teve motivos para sorrir nesta manhã em Barcelona (Foto: Renault)
A programação do dia final de testes coletivos da F1 vai se retomada às 10h (horário de Brasília), após a pausa para o almoço. O GRANDE PRÊMIO cobre AO VIVO, em TEMPO REAL e ‘in loco’ os testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com o repórter Vitor Fazio. Siga tudo aqui.
Saiba como foi a manhã do sexto dia de pré-temporada da F1:
Com 8ºC de temperatura ambiente, a F1 abriu os trabalhos para o último dia de pré-temporada no circuito da Catalunha. A escalação da manhã contou com Lewis Hamilton a bordo da Mercedes, Charles Leclerc com a Ferrari, George Russell ao volante da Williams, Kimi Räikkönen de volta ao cockpit da Alfa Romeo, Alexander Albon com a Red Bull, Romain Grosjean na Haas, Daniil Kvyat na AlphaTauri, Daniel Ricciardo com a Renault, Sergio Pérez na Racing Point e o dono da casa, Carlos Sainz, ao volante da McLaren.
O primeiro tempo do dia foi registrado por Hamilton: 1min19s868 com pneus médios (C3). O objetivo da Mercedes era, além de recuperar o tempo perdido em razão do problema no motor, seguir com o planejamento original de acúmulo de quilometragem. Mesmo assim, a traseira do W11 chegou a fumar um pouco na saída das curvas de baixa velocidade. Nada, contudo, que resultasse em maiores consequências.
A liderança mudou de mãos pouco depois, quando Sainz iniciou um stint com os pneus macios (C4) e marcou, na mais rápida das suas voltas, 1min17s508. Em seguida, o espanhol fez uma avaliação do MCL35 com voltas rápidas, mas com os pneus médios. Foi quando Carlos registrou 1min16s820 na sua melhor passagem.
Sergio Pérez chegou a liderar parte da sessão nesta manhã (Foto: Racing Point)
A programação da Ferrari foi a mesma de ontem: foco em voltas rápidas pela manhã e em simulações de corrida no período da tarde. Mas Leclerc dedicou as primeiras horas a períodos na pista com pneus médios, mas sem tempos tão significativos. Por sua vez, George Russell, da Williams, foi o último a registrar volta por conta do cronograma da pista, que reservou o início dos trabalhos a testes aerodinâmicos.
Sainz perdeu a liderança para Pérez, que novamente mostrou a ótima performance do Racing Point RP20 nesta fase de pré-temporada. O mexicano cravou 1min16s658 na sua melhor passagem, com pneus C3. Ricciardo, com os macios (C4), chegou perto e virou 1min16s707 com a Renault, avançando para a segunda posição.
Quando restava quase 1 hora para o desfecho da manhã, a Ferrari calçou pneus C5 na SF1000 pilotada por Leclerc. O monegasco registrou 1min16s457, 0s201 mais rápido que Pérez — em que pese a diferença de performance dos pneus — e assumiu a liderança.
Alexander Albon, outro piloto que dedicava a manhã às simulações de corrida, por muito pouco não ficou atolado na caixa de brita. O anglo-tailandês rodou na curva 12 quando tinha o Red Bull RB16 calçado com pneus macios, mas conseguiu sair do setor e regressou para os boxes taurinos. Assim, a bandeira vermelha sequer precisou ser acionada.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton andaram rápido nos minutos finais da manhã (Foto: AFP)
Renault e Williams seguiram a Ferrari e mandaram seus pilotos de volta à pista com pneus C5. Ricciardo e Russell, consequentemente, melhoraram bem seus tempos, mas Leclerc aumentou o ritmo e cravou 1min16s360 na sua simulação de classificação, reforçando a posição de líder da manhã em Barcelona, com Ricciardo em segundo, Pérez em terceiro, Sainz em quarto e Russell fechando o top-5 provisório.
Foi quando Hamilton também passou a acelerar com os pneus C5. Sem fazer muita força, o hexacampeão anotou 1min16s500 e subiu para segundo. Depois de uma breve parada nos boxes, o britânico voltou à pista e registrou 1min16s410, somente 0s050 atrás da Ferrari. Só que a marca de Leclerc caiu em seguida quando Ricciardo encaixou 1min16s276 e colocou a Renault pela primeira vez de forma efetiva na frente nesta pré-temporada.
F1 2020, Barcelona, Testes Coletivos, Dia 6, Manhã:
1 |
D RICCIARDO |
Renault |
1:16.276 |
|
|
C5 |
2 |
C LECLERC |
Ferrari |
1:16.360 |
+0.084 |
|
C5 |
3 |
L HAMILTON |
Mercedes |
1:16.410 |
+0.134 |
|
C5 |
4 |
S PÉREZ |
Racing Point Mercedes |
1:16.658 |
+0.382 |
|
C3 |
5 |
C SAINZ JR |
McLaren Renault |
1:16.820 |
+0.544 |
|
C4 |
6 |
G RUSSELL |
Williams Mercedes |
1:16.871 |
+0.595 |
|
C5 |
7 |
D KVYAT |
AlphaTauri Honda |
1:16.914 |
+0.638 |
|
C3 |
8 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
1:17.037 |
+0.761 |
|
C4 |
9 |
K RÄIKKÖNEN |
Alfa Romeo Ferrari |
1:17.415 |
+1.139 |
|
C3 |
10 |
A ALBON |
Red Bull Honda |
1:17.803 |
+1.527 |
|
C2 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
|