Barrichello elogia pilotagem, mas alerta para pressão sobre Bortoleto: “Controle mental”
Rubens Barrichello afirmou que, agora, não se trata de habilidade de pilotagem, e sim de como Gabriel Bortoleto vai gerenciar a pressão de colocar o Brasil de volta ao grid da F1 após 13 anos
Rubens Barrichello alertou para a pressão natural que surgirá sobre Gabriel Bortoleto a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. O atual competidor da Stock Car elogiou a habilidade de pilotagem do jovem de 20 anos, porém destacou que o principal ponto a ser trabalho de agora em diante é a parte mental, já que o Brasil não tinha um representante fixo no grid desde 2017.
Bortoleto se unirá a Sauber em 2025 e dividirá os boxes com o experiente Nico Hülkenberg. Ele será o 33º brasileiro a alinhar para uma corrida de F1 na história, algo que não acontecida desde 2020, quando Pietro Fittipaldi substituiu Romain Grosjean na Haas por duas corridas. Em temporada completa, todavia, o último foi Felipe Massa, em 2017 com a Williams.
A expectativa, claro, é alta, porém Gabriel não terá vida fácil pela frente, pois a Sauber ocupa hoje a última colocação no Mundial de Construtores sem nenhum ponto sequer. Mas o time de Hinwil vive fase de transição, já que a Audi assumirá a operação a partir de 2026.
Ao podcast Beyond de Grid, da F1, Barrichello comentou a promoção de Bortoleto. “Eu o valorizo, com certeza”, começou o piloto, que teve passagem notória pela Ferrari, equipe com a qual conquistou nove das 11 vitórias que possui.
“No momento, não se trata de uma questão de habilidade de pilotar, mas sim de ver se ele está bem preparado para entregar. Agora, tudo é maravilhoso. As pessoas olham para você de forma diferente, o paddock está observando você, e esse comportamento é simplesmente divertido”, continuou.
“Ele é um piloto muito bom. Só temos de ver como ele vai desenvolver o controle mental, como gerencia as coisas, porque vai haver muita pressão. Ele é o próximo. Por muito tempo não tivemos [um piloto brasileiro], então há muita expectativa do público, vamos ver”, finalizou Barrichello.
O Brasil é um dos países de maior tradição na Fórmula 1, ocupando o terceiro lugar no ranking histórico de títulos mundiais conquistados por pilotos. São oito no total: três de Ayrton Senna, três de Nelson Piquet e dois de Emerson Fittipaldi. Ainda soma 101 vitórias na categoria, número que também o coloca em terceiro nas estatísticas da F1.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Fórmula 1 confirma GP de Mônaco no calendário até temporada 2031