Hirakawa deixa McLaren e assume posto de piloto de testes e reserva da Alpine na F1

O anúncio foi feito pela Alpine nesta quinta-feira (9). Ryo Hirakawa também participará do TL1 do GP do Japão, o terceiro da temporada 2025 da Fórmula 1

Ryo Hirakawa é o novo piloto de testes e reserva da Alpine na Fórmula 1. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9), e a base em Enstone também confirmou que ele estará presente no treino livre 1 do GP do Japão, o terceiro da temporada 2025, marcado para o início de abril.

Hirakawa tem no currículo o bicampeonato no WEC, além da vitória na edição de 2022 das 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais importantes do automobilismo mundial. Na ocasião, dividiu o volante do carro da Toyota com Sébastien Buemi e Brendon Hartley.

Em setembro de 2023, o piloto de 30 anos se uniu à McLaren para fazer parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos, que na ocasião também contava com o brasileiro Gabriel Bortoleto. Ele participou pela primeira vez de uma atividade oficial da F1 no TL1 do GP de Abu Dhabi de 2024.

Na Alpine, Ryo também fará uma série de testes com modelos antigos, além de trabalho ativo no simulador. “É uma honra me juntar à Alpine como piloto de testes e reserva para a temporada 2025”, disse.

Hirawaka possui histórico vencedor com a Toyota no WEC (Foto: WEC)

“Como sempre, ter a chance de andar na pista com carros de Fórmula 1 é o auge para os pilotos de corrida, e estou animado para andar no TL1 diante da minha torcida, no GP do Japão, bem como trabalhar nos testes com carros anteriores”, salientou.

“É uma grande oportunidade trabalhar com uma equipe tão dedicada que utiliza a amplitude da experiência de seus pilotos, e estou ansioso para ajudar a fazer de 2025 um ano positivo”, completou Hirakawa.

Chefe da Alpine, Oliver Oakes vê a chegada de Ryo como um importante ativo graças à “gama diversificada de experiência em corridas” que possui.

“É ótimo trazer Ryo para o time em 2025 e tê-lo assumindo a pilotagem no TL1 no Japão diante da torcida local. A adição dele traz uma gama diversificada de experiência em corridas para nossa lista atual e expande o conjunto de talentos disponíveis para serem chamados ao longo da temporada”, enfatizou.

“Ele terá papel importante em fornecer à equipe suporte em várias áreas de desenvolvimento por meio do nosso programa com carros antigos e trabalho em simulador, e estamos ansiosos para recebê-lo na equipe enquanto avançamos com os preparativos para a nova temporada”, encerrou Oakes.

Assim como no período com a McLaren, Hirakawa continuará ligado à Toyota no Mundial de Endurance, conduzindo o #8 junto com Buemi e Hartley. Recentemente, a marca japonesa assinou parceria técnica com a Haas, e Ryo apareceu no testes de jovens pilotos em dezembro último, em Abu Dhabi.

Além de Hirakawa, a Alpine conta com Paul Aron, terceiro colocado na F2 2024, no time de reservas. E o jornal argentino Olé, assim como o portal The Race, colocam Franco Colapinto como o próximo nome a ser anunciado pela escuderia francesa.

Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Lado a Lado – comparação entre Hamilton 2007 e Hamilton 2013

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.