Às vésperas da final, chefe da Force India admite erro no desenvolvimento, mas avisa: “Agora estamos na direção certa”

Bob Fernley, chefe da Force India, reconheceu que a escuderia errou no desenvolvimento do bólido de 2014, mas garantiu que o time conseguiu recuperar o rumo certo. Equipe de Vijay Mallya ainda briga com McLaren pelo quinto posto no Mundial de Construtores

Restando uma etapa para o fim da temporada 2014 da F1, a Force India ainda não desistiu de superar a McLaren na briga pelo quinto posto no Mundial de Construtores. Os dois times chegam em Abu Dhabi separados por 34 pontos.
 
Os dois times travaram um intenso duelo ao longo do ano, mas a escuderia de Woking ganhou um impulso extra na segunda metade da temporada, contabilizando com as atualizações que introduziu no carro. 
Chefe da Force India admitiu erro no desenvolvimento do carro (Foto: Force India)
Às vésperas da etapa de Yas Marina, Bob Fernley, chefe da Force India, admitiu que a equipe errou em seu processo de desenvolvimento, mas garante que retomou o trilho certo para este fim de Mundial.
 
Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, Fernley ressaltou que a McLaren tem um orçamento muito maior para o seu desenvolvimento, mas responsabilizou um erro do time pelo afastamento entre as duas equipes.
 
“Obviamente, eles têm um orçamento de desenvolvimento muito mais significativo que o nosso, mas nós temos de assumir a responsabilidade pelas nossas atualizações não terem entregado o que nós esperávamos que entregassem”, disse. “Nós tomamos a direção errada na metade da temporada e só resolvemos isso uma ou duas corridas atrás”, seguiu. 
 
“Nós agora estamos na direção certa e, apesar de isso ter nos ajudado a seguir em frente com o carro de 2015, também nos custou um pouco de terreno em meados deste ano”, ponderou. “Então nosso retrocesso foi resultado de um passo na direção errada”, completou.
 
Fernley, no entanto, não quis dar maiores detalhes sobre qual o erro cometido pela Force India, se limitando a dizer que foi uma falha de conceito em termos aerodinâmicos.
BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
A DECISÃO DA F1 EM ABU DHABI

Participe do bolão da F1 GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: dê seus palpites para o GP de Abu Dhabi deste fim de semana que define o campeão da temporada 2014. 

Será que Lewis Hamilton vai jogar pelo resultado e ser segundo colocado para ficar com o bicampeonato? E Nico Rosberg, vai para o tudo ou nada, vence e dá uma ajudinha para fazer com que Felipe Massa e companhia tentem superar o rival?  

Não perca tempo e aposte já.

ENTRE O FRACASSO RETUMBANTE E A VITÓRIA EMOCIONANTE

Decidir campeonatos não é novidade para Lewis Hamilton. Em sua oitava na temporada na F1, o inglês chega à última etapa com chance de ser campeão pela quarta vez. Proporcionalmente, só Sebastian Vettel brigou por tantos campeonatos quanto ele. O fato de ter essa bagagem deixa o inglês em vantagem sobre Nico Rosberg, que pela primeira vez se encontra nessa situação.

Em 2010, Lewis foi o azarão. Embora se visse em condições matemáticas de sonhar, era apenas o quarto, atrás da dupla da Red Bull e de Fernando Alonso. Nessa corrida, foi segundo — Vettel ganhou e levou; nas outras duas ocasiões, Hamilton foi bem mal. Em uma, sofreu uma derrota retumbante. Em outra, foi campeão, mas de forma emocionante.

Leia o CONTA-GIRO com as decisões de Hamilton no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.