Sauber agradece Zhou por “fome”, mas diz que “futuro reside em outro lugar” na F1

Mattia Binotto, diretor de operações da Audi, se despediu de Guanyu Zhou e agradeceu pelos serviços prestados à equipe desde 2022. Parceria vai seguir pelas três corridas da F1 em 2024, mas será encerrada com as chegadas de Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto

Confirmada oficialmente nesta quarta-feira (6), a contratação de Gabriel Bortoleto pela Sauber/Audi significou o fim da trajetória de Guanyu Zhou na Fórmula 1 depois de três anos. Sem vaga no grid, o chinês se prepara para se despedir da principal categoria do esporte nas três últimas corridas de 2024, em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi. Apesar do adeus, o piloto agradeceu pela oportunidade e ressaltou o apoio que recebeu da equipe desde a estreia, em 2022.

“Vou deixar a equipe no fim da temporada, mas estou totalmente comprometido a terminar o ano com estilo”, garantiu Zhou. “Sou grato à equipe por ter me dado a chance na Fórmula 1: este não é um esporte fácil para novatos, mas a equipe permitiu que eu crescesse muito ao longo de três anos”, avaliou.

Segundo ele, o ponto mais alto da trajetória na F1 foi, é claro, o retorno à China e a festa da torcida em 2024. No entanto, Zhou destacou que o próximo passo é focar no futuro da carreira, já que se despede da categoria com apenas 25 anos.

“A China, no início deste ano, foi, sem dúvida, o ponto alto, mas muitos outros momentos, em público e nos bastidores, são o que vou me lembrar destes três anos”, afirmou. “Agora vou focar no próximo passo da minha carreira: ainda tenho muito para lutar e estou disposto a seguir progredindo”, completou.

Guanyu Zhou vai deixar a F1 com três temporadas completas (Foto: Sauber)

Diretor de operações da Audi, Mattia Binotto fez questão de agradecer a Zhou pelos serviços prestados e pela “fome” que demonstrou na Fórmula 1. Segundo ele, tanto o chinês quanto Valtteri Bottas tiveram funções cruciais no desenvolvimento da equipe.

“Os últimos três anos viram nossa equipe crescer significativamente dentro e fora da pista, e tanto Valtteri quanto Zhou desempenharam um grande papel nessa progressão”, avaliou Binotto. “Neste momento, no entanto, depois de conversas com Zhou, decidimos que nosso futuro reside em lugares diferentes”, afirmou.

“Somos gratos a Zhou pelos últimos três anos, pelo comprometimento e pela fome que ele demonstrou desde o primeiro momento em que guiou conosco até agora”, sublinhou.

Por fim, Binotto relembrou a estreia de Zhou no GP do Bahrein de 2022, quando abriu a temporada com o décimo lugar e um ponto somado. Desde então, o chinês voltou à zona de pontuação apenas mais cinco vezes: Canadá-2022, Itália-2022, Austrália-2023, Espanha-2023 e Catar-2023. O melhor resultado foi o oitavo lugar em Montreal.

Gabriel Bortoleto foi confirmado pela Audi em 2025 (Foto: Audi)

“Pontuar na estreia e ajudar a equipe a conquistar a sexta colocação em 2022 foi uma declaração de intenções, mas a contribuição dele fora da pista e na fábrica também foi. Queremos celebrar nossa jornada juntos com três corridas fortes para terminar a temporada, e tanto a equipe quanto Zhou estão comprometidos em dar tudo em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi juntos”, encerrou.

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas e retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.