Sauber lança academia de pilotos e inclui filho mais novo de Fittipaldi

Emerson Fittipaldi Jr. tem 13 anos, mas já assinou vínculo com uma academia de pilotos. É a da Sauber, relançada em 2020 também com Théo Pourchaire, Petr Ptacek e Dexter Patterson

A Sauber também tem uma academia de pilotos para chamar de sua, e com o filho de uma lenda da Fórmula 1. A marca suíça, que esteve presente na principal categoria do automobilismo até 2018, escolheu quatro pilotos para a versão repaginada de sua equipe júnior. Emerson Fittipaldi Jr., filho homem mais novo do bicampeão da F1, é o representante brasileiro no elenco.

Além de Fittipaldi Jr., a Sauber selecionou também Théo Pourchaire, Petr Ptacek e Dexter Patterson. Emerson é com sobras o mais jovem, tendo ainda 13 anos, e único kartista do grupo.

“Eu estou muito orgulhoso de ser selecionado para a Academia da Sauber com esses três pilotos muito talentosos”, disse Fittipaldi Jr. ao ser anunciado. “Eu agora terei uma chance melhor de alcançar meu sonho de virar um piloto de Fórmula 1. A experiência da Sauber no automobilismo vai me ajudar a aprender muito mais rápido. Quando eu olho para a história da Sauber e para os pilotos que já ajudou, eu só consigo agradecer a Deus pela oportunidade incrível”, seguiu.

O elenco de jovens pilotos da Sauber, incluindo Emerson Fittipaldi Jr. (2° da esq. para dir.) (Foto: Sauber)

Pourchaire é possivelmente o nome mais promissor do grupo. Ainda com 16 anos, o francês foi campeão da F4 Alemã em 2019, o que rendeu o salto para a F3 em 2020. Ptacek, checo de 17 anos, está na F-Renault Eurocup. Isso enquanto Patterson, britânico de 16 anos, vai para a F4 Italiana.

A Sauber já tentou ter sua academia em 2019, quando formou aliança com a Charouz para caçar novos talentos. As duas partes inclusive dividiram equipe na F2, mas a parceria desmoronou já no fim do ano. Os suíços agora recomeçam o projeto por conta própria.

Por mais que o nome Sauber não esteja presente na F1, com a equipe de Hinwil virando Alfa Romeo ainda no começo de 2019, seu espírito segue firme e forte no esporte a motor. Frédéric Vasseur e Beat Zehnder, respectivamente chefe de equipe e diretor-esportivo da Alfa Romeo, cumprem os mesmos papéis no grupo Sauber Motorsport, que gere o lado operacional da escuderia.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube