Sauber se prepara para Audi e anuncia James Key como novo diretor-técnico na Fórmula 1

A Sauber anunciou na manhã desta quarta-feira (7) a contratação de James Key para o posto de diretor-técnico. Trata-se de um preparativo para a aliança com a Audi

A Sauber anunciou na manhã desta quarta-feira (7) a contratação de James Key para o posto de diretor-técnico. O novo dirigente assume a posição em 1º de setembro, substituindo Jan Monchaux.

De acordo com a Sauber Motorsport, a chegada de Key faz parte da preparação para 2026, quando será equipe de fábrica da Audi. A marca alemã comprou as ações do time.

James Key trabalhou na Toro Rosso antes de passar pela McLaren (Foto: Divulgação)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Este desenvolvimento e o impacto dele na maneira como a Sauber F1 opera serão moldados nos próximos anos, se encaixando na estratégia traçada no início do ano pelo diretor-executivo do Grupo Sauber, Andreas Seidl, para criar e implementar um mapa claro para a equipe seguir”, disse a Sauber em nota à imprensa.

Key está voltando à equipe de Hinwil, já que foi diretor-técnico da equipe entre 2010 e 2012. Foi ele quem projetou o C31, carro que conseguiu quatro pódios na F1 nas mãos de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi.

“Estou encantado em receber James de volta a Hinwil, já que ele se junta a nós para moldar o futuro desta equipe”, disse Andreas Seidl, diretor-executivo do Grupo Sauber. “A operação que ele vai encontrar mudou muito desde que ele esteve aqui, mas temos a mesma paixão, o mesmo comprometimento que contribuiu para fazer da equipe bem-sucedida na experiência anterior dele: tenho certeza de que, junto com esta equipe muito talentosa e comprometida, poderemos seguir um caminho de crescimento no qual embarcamos”, seguiu.

“A nomeação de James é um passo crucial nessa jornada: ele tem uma vasta experiência no esporte, não só como diretor-técnico, mas também em vários outros papeis dentro da organização técnica de uma equipe”, apontou. “Ele vai liderar a transformação do processo dentro da área técnica da equipe, dando a nós as ferramentas de que precisamos para o futuro. Também quero agradecer a Jan pela preciosa contribuição para levar a Sauber onde estamos hoje, depois da nossa mais bem sucedida temporada em uma década, na qual alcançamos o sexto posto no Mundial de Construtores”, encerrou.

Key começou a carreira na Fórmula 1 na Jordan, onde atuou também como engenheiro de corrida. Em 2005, aos 33 anos, se tornou o mais jovem diretor-técnico na categoria, posição que manteve com a transformação da equipe em Midland F1, Spyker e, depois, Force India. Depois de uma passagem pela Sauber, James integrou a Toro Rosso antes de migrar para a McLaren em 2019, onde trabalhou abaixo de Andreas Seidl.

“Estou muito feliz em voltar para Hinwil trabalhar com antigos e novos colegas na Sauber. Tenho grandes memórias do tempo que passei aqui”, contou Key. “Estou ansioso para liderar o lado técnico da equipe em um dos momentos mais críticos de sua longa história, enquanto nos dirigimos para um longo e empolgante futuro”, continuou.

“Temos uma quantidade enorme de trabalho pela frente, mas estou confiante de que de cada membro da nossa equipe trabalhando em Hinwil terá o comprometimento, a determinação e a ânsia de nos levar ao topo”, apostou. “Sabemos que isso vai exigir tempo, esforço e perseverança, e os dividendos deste trabalho só chegarão depois das próximas duas temporadas e além, mas temos uma jornada pela frente e um caminho a seguir, algo que estou ansioso para iniciar. Sou grato a Andreas pela confiança que depositou em mim e estou ansioso para recompensá-lo e trabalhar lado a lado nos desafios e ambições que temos pela frente”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.