Schumacher já havia sofrido dano cerebral grave após acidente de moto em 2009, afirma médico alemão

De acordo com o Dr. Johannes Peil, médico que atendeu o ex-piloto após batida de moto em sessão privada na pista de Cartagena, na Espanha, heptacampeão mundial sofreu um rompimento do canal que envia sangue ao cerebelo, responsável por ações motoras


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Michael Schumacher já havia sofrido um trauma cerebral quatro anos antes de seu grave acidente na estação de esqui de Méribel, na França. O heptacampeão mundial de F1, que bateu a cabeça contra uma pedra ao cair enquanto esquiava com a família no último dia 29 de dezembro, teve hemorragias cerebrais internas e traumatismo craniano com a força da batida, e segue em coma induzido no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble.

De acordo com o Dr. Johannes Peil, o alemão já havia sofrido um dano no cérebro em seu também forte acidente de moto durante uma atividade privada na pista de Cartagena, na Espanha. O médico foi responsável por seu atendimento e recuperação, e explicou que o lado esquerdo foi lesionado com a força do incidente de 2009.

A queda de moto em 2009 fez Schumacher já ter sequelas no cérebro (Foto: Reuters)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

"A artéria esquerda se rompeu. E só há duas artérias, que se encarregam da irrigação do cerebelo", afirmou Peil. O cerebelo é responsável pelas atividades motoras, como a fala, coordenação e movimentos dos braços e das pernas em geral. O Dr., contudo, esclareceu que o problema não compromete o ex-piloto em seu atual estágio clínico.


"Isso já não é relevante. Só na fase aguda imediatamente após o acidente é que uma lesão arterial que afeta o lado direito teria tido consequências de longo alcance", encerrou.
icon_foto As imagens da recuperação de Michael Schumacher na França
DIA 1
29/12
DOM

 
Michael Schumacher esquiava na estação de Méribel, nos Alpes, quando caiu e bateu a cabeça em uma pedra em um trecho fora da área demarcada pouco depois das 11h locais (8h de Brasília). Ele foi rapidamente resgatado e levado para um hospital em Moûtiers. De lá, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grénoble, referência neste tipo de acidente. As primeiras informações davam conta de que Schumacher não contraíra grandes lesões, mas, no início da noite, foram confirmados traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral e coma artificial. Piloto foi submetido a cirurgia assim que chegou ao CHU.
DIA 2
30/12
SEG
Em uma coletiva realizada pela manhã, os médicos confirmaram que a situação de Michael Schumacher é crítica. À noite, o alemão apresentou uma pequena melhora que abriu uma "janela de oportunidade" para uma segunda cirurgia. Essa operação foi para remover um hematoma que estava do lado esquerdo do cérebro.
DIA 3
31/12
TER

 
Em nova conferência de imprensa, o corpo médico do CHU de Grénoble explicou que a decisão de operar novamente o heptacampeão, por causa dos riscos, foi tomada em conjunto com a família. Porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm revelou que um jornalista vestido de padre tentou invadir a sala de cirurgia durante o procedimento.
DIA 4
1/1
QUA

 
A virada de ano de Schumacher contou com a presença da família, que o envolveu com alguns amuletos. Do lado de fora, jornalistas e poucos fãs aguardavam por notícias em noite gelada. Pela manhã, Sabine Kehm falou no lugar dos médicos e afirmou que a condição do piloto era estável: nem melhorara, nem piorara.
DIA 5
2/1
QUI
Novamente, não aconteceu coletiva de imprensa com os médicos. A porta-voz Sabine Kehm decidiu cancelar os boletins diários "ao menos enquanto não houver mudanças".
DIA 6
3/1
SEX
Como antes, nem o CHU nem a assessoria de imprensa soltaram comunicado a respeito do estado de saúde de Schumacher no dia em que completou 45 anos. A única informação surgida foi a de Philippe Streiff, que visitou o heptacampeão e falou com seu médico: a possibilidade de Michael ficar totalmente paralisado e ter a fala afetada. Do lado de fora, fãs fizeram uma vigília.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.