Vettel fica com pouca gasolina no carro e é desclassificado. Hamilton herda 2º na Hungria

Durou apenas algumas horas a alegria da Aston Martin e de Sebastian Vettel com o GP da Hungria. O tetracampeão perdeu o segundo lugar depois que, após inspeção no carro, foi detectado que o tanque de combustível tinha somente 300ml, longe do 1L regulamentar para análise. Assim, Lewis Hamilton e Carlos Sainz completaram o pódio oficial da prova

George Russell foi às lágrimas com os primeiros pontos da Williams em mais de dois anos (Vídeo: Duna TV)

O sorriso de Sebastian Vettel e dos funcionários da Aston Martin com o segundo lugar no GP da Hungria de Fórmula 1 durou apenas algumas horas. A inspeção técnica feita pelos fiscais de prova neste domingo (1) detectou que o carro do tetracampeão do mundo acabou a corrida com apenas 300ml de combustível no tanque. Entretanto, o regulamento técnico diz que é necessário pelo menos 1L de gasolina para a análise.

Vettel não conseguiu levar o carro para o pit-lane depois da corrida e ficou parado à altura da curva 12. Além de Seb, George Russell, da Williams, teve de parar seu carro antes de completar a volta de chegada para os boxes. Entretanto, o documento assinado por Jo Bauer, delegado-técnico da FIA, mencionou apenas a ocorrência no carro de Vettel.

“Após a corrida, foi verificado no carro número 5 se uma amostra de 1L de combustível poderia ser retirada do carro. Foi possível tirar somente uma amostra de 0,3L seguindo os procedimentos previstos no Artigo 6.6.4 do Regulamento Técnico da F1 de 2021”, diz o comunicado.

“Portanto, encaminho este assunto aos comissários para consideração, visto que isso não está em conformidade com o Artigo 6.6.2 do Regulamento Técnico da F1 de 2021”, completa Bauer.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sebastian Vettel perdeu o pódio (Foto: Aston Martin)

A punição para a não-conformidade em tais casos é a desclassificação. A Fórmula 1 registrou uma punição do tipo pela última vez há quase dez anos, quando Lewis Hamilton perdeu a pole-position do GP da Espanha. Pastor Maldonado, então na Williams, herdou a pole, largou na frente e venceu a corrida em Barcelona, dando à equipe de Grove aquela que, até hoje, é sua última vitória no Mundial.

Em entrevista ao site alemão Motorsport-Magazin, Otmar Szafnauer, chefe da Aston Martin, disse que a equipe está em conformidade com o regulamento e que o carro de Vettel tem, na verdade, 1,74L e que houve um problema com a bomba de combustível. O dirigente de origem romena disse que tinha como provar a quantidade de gasolina no carro #5. O argumento, no entanto, não convenceu os comissários técnicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Desta forma, Vettel e a Aston Martin perdem a segunda colocação e os 18 pontos somados na Hungria com a desclassificação. Por outro lado, a mudança no resultado coloca Kimi Räikkönen na zona de pontuação, em décimo, beneficia também Max Verstappen, que pula de 10º para nono e, desta forma, soma 2 ao invés de 1 ponto, mas ajuda mais ainda Lewis Hamilton.

Ao pular de terceiro para segundo no resultado oficial do GP da Hungria, Hamilton agora soma 18 pontos ao invés do 15 que teria anteriormente. Desta forma, o heptacampeão amplia a vantagem no campeonato: agora, com 195, o piloto da Mercedes vai para as férias de verão com 8 de frente para Verstappen, que soma 187.

Carlos Sainz, de quarto colocado na posição original, então pula para terceiro, e todos os demais pilotos sobem uma posição, a seguir: Fernando Alonso em quarto, Pierre Gasly em quinto, Yuki Tsunoda em sexto. Nicholas Latifi pula para sétimo, seguido por George Russell, Verstappen, de décimo para nono, e Räikkönen fechando o top-10.

Pouco tempo após a punição, a Aston Martin assinou um pedido de apelação para a FIA. Neste contexto, o departamento técnico da organização confiscou o carro 5 até que a corte determine a decisão final.

F1 2021, GP da Hungria, Hungaroring, Resultado Final – atualizado:

1E OCONAlpine70 voltas 
2L HAMILTONMercedes+2.736 
3C SAINZFerrari+15.018 
4F ALONSOAlpine+15.651 
5P GASLYAlphaTauri Honda+1:03.614 
6Y TSUNODAAlphaTauri Honda+1:15.803 
7N LATIFIWilliams Mercedes+1:17.910 
8G RUSSELLWilliams Mercedes+1:19.094 
9M VERSTAPPENRed Bull Honda+1:20.244 
10K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes+ 1 volta 
12M SCHUMACHERHaas Ferrari+ 1 volta 
13A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari+ 1 volta 
14N MAZEPINHaas Ferrari+ 1 volta 
15L NORRISMcLaren Mercedes NC
16S PÉREZRed Bull Honda NC
17L STROLLAston Martin Mercedes NC
18C LECLERCFerrari NC
19V BOTTASMercedes NC
20S VETTELAston Martin Mercedes DSQ
      
VMRP GASLYAlphaTauri Honda1:18.394 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.