Vettel tem vibe diferente e “renasceu” na Aston Martin, analisa diretor da Fórmula 1

Ross Brawn apontou Sebastian Vettel como o seu Piloto do Dia no GP do Azerbaijão e lembrou que o tetracampeão está bem e renovado ao sair de um ambiente de extrema pressão para se sentir mais relaxado dentro da estrutura da Aston Martin

Acidente do líder, erro do campeão e vitória de Pérez: os melhores momentos do GP do Azerbaijão (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O desfecho do GP do Azerbaijão do último domingo (6) marcou também o primeiro pódio de Sebastian Vettel com a Aston Martin. Depois de um verdadeiro calvário nos dois últimos anos com a Ferrari, o tetracampeão do mundo mudou de ares e abriu novo ciclo na equipe sediada em Silverstone. O começo, com todas as dificuldades naturais de adaptação ao estilo de pilotagem de um novo carro e até mesmo à estrutura da equipe em si, não foi fácil, mas desde o GP de Mônaco Seb encaixou bons resultados. O alemão foi quinto no Principado, marcando assim seus primeiros pontos pela Aston Martin, e foi melhor ainda no surpreendente domingo em Baku. Vettel terminou na segunda posição e faturou seu primeiro pódio vestindo o macacão verde da icônica marca britânica.

Ross Brawn, diretor-esportivo da Fórmula 1, exaltou a performance de Vettel. Na verdade, não só do tetracampeão, mas também de Max Verstappen, protagonista da corrida em Baku até sofrer com o furo no pneu que causou o acidente na reta dos boxes e lhe tirou vitória certa no fim da prova, e também Sergio Pérez, grande vencedor no Azerbaijão.

“Max fez uma corrida soberba. No fim das contas, ele teve azar. Sergio também foi sensacional e Seb está tendo uma segunda vida. É difícil, mas, para mim, meu piloto do dia foi Seb”, opinou o engenheiro e dirigente britânico em sua coluna assinada no site da Fórmula 1.

SEBASTIAN VETTEL; VETTEL; ASTON MARTIN; GP DO AZERBAIJÃO; BAKU;
Sebastian Vettel está mais leve e confortável na Aston Martin depois dos anos difíceis na Ferrari (Foto: Aston Martin)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Depois, Brawn rasgou elogios à forma como Vettel vem conseguindo dar a volta por cima e se superar depois de anos extremamente complicados pela Ferrari. O britânico admitiu que duvidava da capacidade de Seb quando soube da sua ida para a Aston Martin, mas ficou feliz por ver tudo o que o dono do carro #5 vem conseguindo fazer nas últimas provas do campeonato.

“É um verdadeiro prazer vê-lo voltar a pilotar. Seb teve as duas últimas temporadas difíceis. Fui uma das pessoas que não tinha certeza [se era o certo] sobre a decisão em assinar com ele, mas parece que foi uma ótima escolha em razão da forma como ele está pilotando e dos resultados que ele está obtendo”, comentou.

Feliz por ver Sebastian voltar a sorrir, Brawn comemorou a nova fase de um dos pilotos mais vitoriosos da Fórmula 1.

“Ele renasceu. Ele está renovado. Há uma ‘vibe’ diferente nele. E isso simplesmente mostra como todo o aspecto psicológico pode afetar a performance. Seb se encontrou em um lugar muito mais confortável, com o tipo certo de pressão e com engenheiros com quem ele está aprendendo a trabalhar”, destacou.

“Ele está conquistando resultados e faz por merecer. Bravo!”, concluiu Ross Brawn.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar