Sem vaga para 2018, Wehrlein ignora justiça na F1 e mostra satisfação com desempenho em “piores carros” do grid

Pascal Wehrlein vê, um ano depois do fim da Manor, sua situação se complicar novamente. E na Sauber, bem como na agora finada equipe inglesa, ele fica a ver navios mesmo marcando os únicos pontos do time que defende. Pode até faltar justiça, mas nada que tire de Wehrlein a confiança no que apresentou até aqui na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As vagas na F1 estão se esvaindo: o acerto entre Robert Kubica e Williams dão o tom do que provavelmente deve ser um 2018 fora da F1 para Pascal Wehrlein. As portas da Sauber foram fechadas em seu rosto no momento em que Monisha Kaltenborn deixou a chefia da equipe. Será, muito provavelmente, a segunda vez em seus dois anos de F1 que Wehrlein vai ficar desempregado após representar os únicos pontos da equipe que defende. A F1 é injusta com ele? O pupilo da Mercedes prefere não pensar nisso, segundo afirmou em entrevista exclusiva concedida ao GRANDE PRÊMIO.

A questão com Pascal é curiosa. Bancado pela Mercedes para estrear na F1 em 2016 com a Manor, Wehrlein levou uma equipe que não tinha condições de brigar por pontos ao décimo posto no GP da Áustria. No fim do que terminou sendo a última campanha da Manor, aquele foi o tento solitário. Mesmo assim, Wehrlein acabou preterido na Force India por Esteban Ocon e a Sauber pintou como possibilidade. Com uma força da Mercedes e de Monisha, acabou na Sauber. E os cinco pontos da equipe suíça até aqui na temporada são de quem? Novamente, todos de Wehrlein.
Pascal Wehrlein (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois dos feitos anteriores, Wehrlein segue tão em desvantagem na procura de uma vaga quanto estava em 2016. Injusto?

 
"Nunca pensei se a F1 é ou não justa, mas é aquilo: tem muita coisa que você não tem o que fazer, não está em suas mãos. Marquei os pontos no ano passado, esse ano de novo, mas as coisas são assim", lamentou.
 
E nas duas temporadas tudo aconteceu quando tinha na mão provavelmente os piores carros do grid. "Talvez os piores?", respondeu a sugestão do GP sobre ter tido os carros mais lentos do grid.
 
"Acho que em ambas as situações eu tive minhas chances de fazer boas corridas e estou sempre procurando ter erro zero. Claro, as coisas aqui mudam muito rápido, eu tive corrida esse ano em que fui sétimo – oitavo com a punição, mas também cheguei a tomar volta do penúltimo carro. Nessas corridas é muito difícil mostrar qualquer coisa positiva. Então, é aquilo: quando surge a chance de pontuar, eu preciso pontuar de qualquer jeito. E foi assim nas corridas desse ano e na prova do ano passado, na única em que a Manor tinha uma mínima possibilidade de pontuar. Por isso estou feliz de ter aproveitado as chances que me apareceram", explicou.
 
Sobre a temporada atual, fica claro que se vê no caminho certo. "Da minha parte eu estou feliz com o que produzi até aqui", seguiu.
Pascal Wehrlein (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Sem espaço à vista, então, qual o cenário ideal que Wehrlein consegue observar para o ano que se avizinha?
 "Bom, meu único cenário idal seria terminar março já vencendo uma corrida na F1. Só isso", afirmou em meio a várias risadas.
 
E se realmente não der certo na F1, que outra categoria pode receber o alemão em 2018? 
"Eu ainda não consigo pensar em outra categoria para onde poderia ir. Na verdade, não tive tempo para pensar nisso, não é o momento. Acho que ainda tem coisas por virem e aí pensarei melhor a respeito", encerrou.
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.