Pérez fura Red Bull e anuncia saída após quatro temporadas na Fórmula 1

Sergio Pérez não resistiu ao 2024 tenebroso e acabou sacado da Red Bull para a próxima temporada. Equipe pretende promover Liam Lawson para parceria com Max Verstappen

O vínculo entre Sergio Pérez e Red Bull oficialmente terminou. O piloto anunciou, nesta quarta-feira (18), que não será titular na temporada 2025 da Fórmula 1. A decisão vem após um campeonato pífio de ‘Checo’, que passou sem vitórias pela primeira vez com o time austríaco e ficou apenas na oitava colocação no Mundial de Pilotos, muito atrás de Max Verstappen.

E foi assim mesmo, com anúncio de Pérez. O piloto divulgou um comunicado de agradecimento nas redes sociais pouco antes das 14h (de Brasília, GMT-3) e sequer esperou a Red Bull se movimentar para qualquer palavra oficial. A equipe demorou alguns minutos mais para publicar também uma curta nota com a confirmação de que “as partes concordaram em seguir caminhos diferentes após quatro temporadas bem-sucedidas”. Agora fica a expectativa para os próximos passos, uma vez que o mexicano tinha contrato para o próximo ano.

Relacionadas

“Sou incrivelmente grato pelos últimos quatro anos com a Red Bull e pela oportunidade de correr com uma equipe tão incrível”, disse Pérez no anúncio. “Pilotar na Red Bull foi uma experiência inesquecível, e sempre irei valorizar o sucesso que alcançamos juntos. Quebramos recordes, conquistamos marcas memoráveis e ainda tive o privilégio de conhecer tantas pessoas incríveis ao longo do caminho”, destacou.

“Um grande obrigado a todas as pessoas da equipe. Direção, engenheiros, mecânicos, cozinha, marketing e comunicação, assim como todos em Milton Keynes. Desejo a todos vocês o melhor no futuro”, adicionou.

Sergio Pérez abandonou o GP do Catar e saiu zerado mais uma vez (Foto: Reprodução/F1)

“Também foi uma honra correr ao lado de Max como companheiro de equipe por todos esses anos e compartilhar nosso sucesso. Um obrigado especial aos fãs ao redor do mundo, especialmente aos mexicanos, pelo apoio inabalável a cada dia. Vamos nos encontrar novamente em breve. E lembrem-se: nunca desistam”, finalizou Pérez.

Embora a definição já fosse esperada há algum tempo, começou a ficar clara mesmo quando a versão alemã da emissora de TV Sky Sports noticiou que Pérez e a companhia das bebidas energéticas haviam chegado a um acordo e faltava só o comunicado. Horas depois, no mesmo dia 17 de dezembro, a ESPN inglesa também noticiou que a saída era iminente. De acordo com ambas, a Red Bull deve mesmo promover Liam Lawson para a vaga.

A decisão do corte é um contraste com a renovação de contrato de dois anos dada a Pérez ainda em junho. A extensão veio como uma surpresa. E a própria Red Bull confirmou que a decisão foi equivocada, nas palavras do chefe de equipe Christian Horner.

‘Checo’ foi contratado ao fim de 2020 para substituir Alexander Albon. Na época, o mexicano tinha acabado de fazer uma grande temporada com a Racing Point, inclusive vencendo uma corrida pela primeira vez. Porém, com a decisão de Lawrence Stroll em tomar a equipe Aston Martin, o mexicano foi colocado de lado e deu lugar ao tetracampeão Sebastian Vettel.

Pérez fora para 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Em 2021, Pérez venceu o GP do Azerbaijão e foi quarto colocado no Mundial de Pilotos, com papel importante na ajuda para o companheiro de equipe Verstappen levar o primeiro título. Em 2022, foram 2 vitórias e o terceiro posto no campeonato. Já em 2023, ano mais dominante da Red Bull, foi vice-campeão, mais uma vez com 2 vitórias.

Porém, as coisas mudaram drasticamente em 2024. Sergio até começou a temporada de maneira forte, com 4 pódios nas primeiras cinco corridas, mas simplesmente nunca mais apareceu no top-3 depois disso. Em oitavo entre os pilotos, acabou atrapalhando a missão da Red Bull rumo ao título de Construtores, que acabou com a McLaren.

A decisão sobre o novo companheiro de equipe de Max deve ficar limitada entre a dupla de pilotos da RB, atualmente formada pelo japonês Yuki Tsunoda e pelo neozelandês Liam Lawson, que é o favorito ao posto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Melhores do Ano 2024: Verstappen sobra e é piloto da temporada na F1 pela 3ª vez

MELHORES DO ANO 2024: QUEM SE DESTACOU NA F1, NA MOTOGP E NA INDY? E QUEM DECEPCIONOU?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.