Pérez ignora ameaças e mantém posição sobre vaga na Red Bull: “Tenho contrato para 2025”
Sergio Pérez sabe que tem vaga ameaçada por Yuki Tsunoda e Liam Lawson, da RB, mas reforçou que renovou seu contrato com a Red Bull e que continuará como piloto do time de Milton Keynes na próxima temporada da Fórmula 1
Sergio Pérez está em Abu Dhabi para disputar a última corrida da temporada 2024 da Fórmula 1 e que, para muitos, pode ser a última do mexicano como piloto da Red Bull na categoria. A contraste do companheiro e já campeão Max Verstappen, Pérez vem fazendo um campeonato muito abaixo do esperado e sem sinais de recuperação, com queda brusca de performance no RB20 e pouca ajuda ao time taurino com pontos no Mundial de Construtores. No Mundial de Pilotos, o #11 é apenas o oitavo, com 152 tentos somados.
O veterano até assinou uma renovação contratual com a Red Bull por mais dois anos, em junho, mas o desempenho não melhorou apesar da proteção do time. ‘Checo’ ficou fora do top-10 em três das últimas quatro corridas, com direito a um abandono no Catar, rodando sozinho. Após a corrida, o piloto voltou a ser cobrado pelo chefe da Red Bull, Christian Horner.
“Checo tem sido um piloto maravilhoso para a Red Bull. Ele ajudou no título de Max em 2021 e também no Mundial de Construtores de 2022 e 2023. Além disso, é um cara ótimo, mas não está gostando da situação em que está no momento. Ele conhece as pressões deste esporte”, afirmou após a corrida em Lusail.
“Vamos dar todo o apoio que pudermos até a bandeira quadriculada em Abu Dhabi no próximo fim de semana. E o que ele decidir fazer, essa será sua decisão no final do dia. Ele é velho e sábio o suficiente para chegar às suas próprias conclusões. Mas ainda há uma corrida pela frente e vamos chegar ao fim de Abu Dhabi e então ver onde estamos”, completou o dirigente.
A vaga de Pérez será definida em uma reunião com os acionistas da Red Bull após o GP de Abu Dhabi, mas, segundo a emissora americana ESPN, o mexicano será sacado do assento para a chegada de Yuki Tsunoda ou Liam Lawson, da RB.
Contudo, ao ser questionado, Checo manteve sua posição de que tem contrato e estará na Red Bull em 2025. “Nada mudou do que eu disse durante todo o ano. Tenho um contrato para 2025 e vou pilotar pela Red Bull no próximo ano”, afirmou à revista inglesa Autosport, nesta quinta-feira (5), em Abu Dhabi. “Já disse. Nada mais a acrescentar. Tenho contrato para o próximo ano, então nada mais a acrescentar”, emendou o piloto.
Pérez disse que sabe das notícias sobre sua possível saída da equipe, mas reforçou que não deixará o time de Milton Keynes. “Para ser sincero, não tenho me atentado muito a isso. Claro, vi os rumores, mas nada diferente dos últimos dois meses. Então, nesse sentido, nada, nada além do que já disse nos últimos seis meses. Estou aqui, renovei e estou aqui para ser piloto da equipe no ano que vem, e é aí que está toda a minha atenção”.
No meio de uma aparente perda de apoio de Horner e do consultor da equipe austríaca, Helmut Marko, Checo destacou que é importante manter a unidade na equipe.
“Acho importante ficarmos juntos. Porque, como eu disse, a temporada não tem sido das melhores, mas no final das contas há um motivo pelo qual renovaram comigo e sabem que ainda posso fazer isso. Isso é importante”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (6), o treino livre 1 está marcado para as 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão acontece às 10h. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.