Com Pérez, México vira 23º país a ter pole na história da Fórmula 1. Confira lista

A pole de Sergio Pérez foi história em diversos aspectos, entre eles, o de ter colocado o México no mapa dos países que tiveram um piloto na posição de honra na história da Fórmula 1

Além de ter se transformado no piloto que precisou de mais corridas para cravar a primeira pole, Sergio Pérez transformou a façanha em algo histórico também para o México. É que, neste sábado (26), Pérez virou o primeiro mexicano da história da F1 a cravar uma pole, fazendo do país o 23º a entrar para a lista de todos os tempos da categoria.

Como quase todas as listas históricas da F1, é o Reino Unido, do recordista Lewis Hamilton, quem aparece no topo, com 290 poles registradas, seguida pela Alemanha, de Michael Schumacher e Sebastian Vettel, que aparece com 166. Impulsionado pelo terceiro colocado Ayrton Senna, o Brasil também pega bronze entre nações, com 126.

Na sequência surge a França, embalada pelas 33 de Alain Prost. O país tem 79 no total, 9 a mais do que a Finlândia de Mika Häkkinen, Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen. Só então aparece a tão tradicional Itália, com 48 poles.

Sergio Pérez colocou o México no ranking histórico de poles (Foto: Red Bull Content Pool)

O ranking segue com Áustria, EUA, Argentina e Austrália, que completam o grupo dos dez países recordistas. Também têm dígitos duplos de poles na história: Espanha, Canadá, Suécia, Bélgica, Colômbia, Holanda e Mônaco, carregado por Charles Leclerc.

Fecham a lista: Suíça, com 7, Nova Zelândia, com 6, África do Sul, com 3, e o trio Polônia, Venezuela e México, que têm uma pole cada, respectivamente com Robert Kubica, Pastor Maldonado e Pérez.

Confira o ranking histórico de poles por país:

1REINO UNIDO290
2ALEMANHA166
3BRASIL126
4FRANÇA79
5FINLÂNDIA70
6ITÁLIA48
7ÁUSTRIA46
8EUA39
9ARGENTINA38
10AUSTRÁLIA35
11ESPANHA22
12CANADÁ16
13SUÉCIA15
14BÉLGICA14
15COLÔMBIA13
16HOLANDA13
17MÔNACO10
18SUÍÇA7
19NOVA ZELÂNDIA6
20ÁFRICA DO SUL3
21MÉXICO1
22POLÔNIA1
23VENEZUELA1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar