Sexta-feira de primeiros treinos da Fórmula 1 tem previsão de chuva durante manhã

Ainda não chove no Red Bull Ring, mas isso deve mudar ao longo do primeiro treino livre. O risco de intempérie é de 60% na hora da sessão, depois quase zerando durante a tarde

A sexta-feira (3) reserva o primeiro dia de atividade oficial da Fórmula 1 em quatro meses. E será já com uma interferência da mãe natureza: de acordo com o Weather Channel, a região de Spielberg, onde se localiza o Red Bull Ring, será atingida por chuva ao longo da manhã.

Apesar de no momento da publicação desta notícia ainda não chover no autódromo, os céus estão carregados. É por isso que o risco de intempérie fica na casa dos 60% entre 9h e 13h locais. Para referência, o primeiro treino livre acontece entre 11h e 12h30 (6h e 7h30 no horário de Brasília).

O Red Bull Ring amanheceu úmido após um pouco de chuva (Foto: McLaren)

Em contrapartida, a expectativa é de que a tarde seja seca. O risco de chuva cai rapidamente às 14h e segue baixa ao longo do dia, ficando abaixo dos 10%. Trata-se de um alívio para as equipes: caso o TL1 se torne pouco útil em termos de análise de acerto e de performance, o TL2 deve trazer sinais mais claros.

Quando o assunto é temperatura, a previsão do tempo indica certo alívio. A chuva impede calor intenso, tal como se viu no fim de semana do GP da Áustria de 2019. Ainda de acordo com o Weather Channel, a máxima do dia deve ser de 19°C, quase irrisório para o verão europeu.

A previsão para o resto do fim de semana segue indicando pista seca tanto para treino classificatório quanto para corrida. Ou seja, o TL1 iminente provavelmente será a única chance do fim de semana de ver carros acelerando em um asfalto molhado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.