Depois de novo quinto/sexto, Massa e Bottas reconhecem que Williams agora é terceira força do Mundial

Felipe Massa e Valtteri Bottas completaram o GP da China novamente atrás dos carros da Mercedes e da Ferrari. Por isso, os dois pilotos já admitem que a Williams perdeu rendimento e é agora a terceira força do Mundial

Depois de um novo quinto e sexto lugares, desta vez na China, Felipe Massa e Valtteri Bottas já reconhecem que a Williams realmente desceu um degrau em termos de desempenho e que agora é a terceira força do Mundial, atrás da Mercedes e da Ferrari.

Em Xangai" target="_blank">Xangai, pela segunda vez consecutiva na temporada, a dupla terminou uma prova atrás dos dois carros da equipe prateada e dos dois pilotos ferraristas, mas em um ritmo bem menos competitivo do que das rivais. E, embora não tenham sido ameaçados pela Lotus de Romain Grosjean, Massa e Bottas estavam mais de 40s atrás dos líderes pouco antes da entrada do safety-car, que acabou encerrando a corrida depois do incidente com Max Verstappen.

Felipe Massa e Valtteri Bottas durante o GP da China (Foto: AP)

"Para ser honesto, nós terminamos a corrida na posição em nós nos encontramos agora", disse Massa, o quinto colocado na etapa chinesa. "Nós somos a terceira equipe no momento. Terminamos em quinto e sexto, é isso", completou.

"Definitivamente, seria muito bom terminar à frente da Ferrari, mas também perto da Mercedes, que é o que mais queremos, mas não foi o caso aqui", acrescentou o brasileiro de 33 anos.

Bottas seguiu a mesma linha do companheiro de Williams. "Agora, parece claramente que somos o terceiro time do Mundial. Nós temos uma boa margem para a quarta colocada, por isso precisamos continuar trabalhando para evoluir e seguir em frente", falou o finlandês.

Massa também entende que a Williams está a uma distância segura dos times que vem atrás na classificação e que a meta deve é alcançar a Ferrari e a Mercedes o mais rápido possível. "Nós precisamos continuar trabalhando no desenvolvimento, mas não é algo negativo dizer que somos a terceira equipe, porque estamos somando bons pontos com relação a quem está atrás, e isso também é positivo. Mas precisamos melhorar o carro para pegar os caras que estão à frente, e isso não será fácil", admitiu.

A próxima etapa da F1 acontece já neste fim de semana, no Bahrein.

DOMÍNIO ABSOLUTO

Lewis Hamilton consolidou um fim de semana perfeito em Xangai com sua quarta vitória no GP da China. É bem verdade que a Ferrari voltou a andar próxima dos carros da Mercedes durante boa parte da disputa, mas desta vez não foi o bastante para lutar efetivamente pela vitória. Felipe Massa perdeu uma posição para Kimi Räikkönen na largada e terminou em quinto. Ajudado pelo problema com Max Verstappen no fim, Felipe Nasr foi o oitavo. E Nico Rosberg deu um piti histórico.

UMA QUASE-CORRIDA

O GP da Luisiana foi bastante esquisito. Sofrendo com a interferência da chuva durante todo o final de semana, a Indy quase não viu uma corrida neste domingo. Foram seis bandeiras amarelas e um resultado definido na base da estratégia. Parando antes, James Hinchcliffe conseguiu levar os pneus e combustível até o fim – ajudado com as paralisações – e venceu sua primeira como piloto da SPM sob bandeiras amarelas. Helio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan, o sexto.

CAPITÃO AMÉRICA

Marc Márquez conseguiu mais uma vez. Depois de encarnar o Usain Bolt no treino classificatório, o espanhol tirou do armário do uniforme do Capital América e, tal qual o personagem da Marvel, não deu chances aos ‘inimigos’ neste domingo. Depois de perder a ponta para Andrea Dovizioso na largada, o #93 pressionou o italiano por algumas voltas e, assim que assumiu a liderança, disparou na frente e não viu mais os adversários. Valentino Rossi terminou na terceira colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.