Soberano, Hamilton termina na frente treino livre 3 do GP dos 70 Anos. Norris é terceiro
A Mercedes segue imbatível neste fim de semana do GP dos 70 Anos da F1. Lewis Hamilton liderou nova dobradinha da equipe hexacampeã do mundo, enquanto Lando Norris surpreendeu
Não há quem possa sequer se aproximar da Mercedes. A escuderia hexacampeã do mundo segue imparável neste fim de semana do GP dos 70 Anos da Fórmula 1 em Silverstone e, nesta manhã de sábado (8), liderou nova dobradinha. Lewis Hamilton foi o mais rápido do treino livre 3 no icônico circuito britânico, berço da categoria, ao registrar 1min26s621, sendo 0s163 mais rápido que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.
Relacionadas
A surpresa da manhã foi a presença de Lando Norris, com a McLaren, em terceiro. O prodígio britânico surpreendeu ao registrar sua melhor marca com pneus médios, contra os macios da dupla da Mercedes, ficando 0s581 atrás de Hamilton. Destaque também para Nico Hülkenberg, que levou a melhor no duelo interno da Racing Point e superou Lance Stroll por meros 0s007.
Charles Leclerc foi novamente o melhor posicionado dentre os pilotos da Ferrari e finalizou em sexto. Com novo motor, assim como o monegasco, Sebastian Vettel decepcionou novamente e terminou somente em 13º. Max Verstappen, com a Red Bull, chegou a despontar com a chance de encostar nos tempos da Mercedes, mas foi atrapalhado na sua última simulação de classificação e colocou a Red Bull em sétimo, sendo seguido pelo seu colega de equipe, Alexander Albon. Esteban Ocon, da Renault, e Carlos Sainz, da McLaren, fecharam a lista dos dez primeiros da manhã.
A Fórmula 1 volta a acelerar logo mais, às 10h (de Brasília), com a sessão classificatória que vai definir o grid de largada do GP dos 70 Anos. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o treino livre 3 do GP dos 70 Anos da F1
Com céu azul e poucas nuvens, mas com temperatura um pouco mais amena, na casa dos 23ºC, a Fórmula 1 voltou a acelerar neste sábado de manhã em Silverstone. Enquanto os bastidores fervem em razão de toda a polêmica em torno da punição imposta pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) à Racing Point e seus desdobramentos, os pilotos deixaram os boxes para 60 minutos de atividades.
Depois do problema enfrentado no motor no fim do treino livre 2 da última sexta-feira, Sebastian Vettel abriu a sessão com seu carro equipado com novos motor de combustão interna (ICE), turbo e MGU-H (sistema de recuperação de energia). A Ferrari aproveitou a oportunidade e, para evitar correr riscos, fez o mesmo com Charles Leclerc.
Depois das voltas de instalação, o primeiro piloto a quebrar o silêncio e ir para a pista foi Lando Norris, um dos pilotos que correm em casa. Com pneus macios, o britânico marcou 1min29s239 na sua primeira passagem. Lando foi seguido pelo seu colega de McLaren, Carlos Sainz.
A liderança mudou de mãos quando Charles Leclerc, com pneus médios, anotou 1min28s346, 0s033 mais rápido que Norris. Lance Stroll chegou a colocar a polêmica ‘Mercedes rosa’ da Racing Point na frente, mas foi superado por Pierre Gasly, que voltou a andar bem com a AlphaTauri e cravou 1min28s040.
Tudo mudou, claro, depois que a Mercedes mandou seus pilotos à pista. Sem dificuldades, Valtteri Bottas registrou 1min27s509, 0s5 mais rápido que Gasly. Na sua primeira passagem, Lewis Hamilton foi melhor que o finlandês no segundo setor, mas passou 0s017 atrás ao fim da volta. Já estava, contudo, consumado o 1-2 da Mercedes naquele momento.
Max Verstappen, com a Red Bull, manteve a natural ordem de forças no top-3 depois de subir para terceiro. Em seguida, Bottas melhorou sua marca para 1min27s462. Gasly, Stroll, Esteban Ocon, Leclerc, Norris, Sainz e Daniil Kvyat fechavam a lista provisória dos dez primeiros, enquanto Sebastian Vettel não se encontrava e era somente o 16º.
Hamilton encaixou volta muito boa na sequência e, com 1min27s280, deixou Bottas para trás por 0s182 e assumiu a dianteira da tabela de tempos. O período que abriu as últimas simulações de classificação teve Nico Hülkenberg subindo para a quarta posição, 0s412 mais lento que Lewis, deixando Gasly em quinto e Stroll em sexto lugar.
Quando restavam 19 minutos para o fim da sessão, veio a surpresa: Norris, com pneus médios, deixou todo mundo para trás e liderou o TL3 com 1min27s202. O prodígio britânico foi 0s078 mais rápido que Hamilton, enquanto Leclerc também melhorou e pulou para terceiro, com pneus médios, ficando a 0s126 do carro da McLaren. Vettel saiu do meio para o fim da tabela e avançou para o oitavo lugar.
Mas a presença de Lando como P1 durou só alguns minutos. Bottas restabeleceu a verdade da ordem de forças com outro grande tempo: 1min26s784, 0s418 mais rápido que o dono do carro #4 da McLaren.
Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton realizar sua última simulação em ritmo de classificação. Sem problema nenhum, o vencedor do último GP da Inglaterra fechou em 1min26s621 para fechar a manhã de sábado na liderança em Silverstone.
Verstappen, logo em seguida, vinha com uma ótima volta e inclusive tinha feito o melhor primeiro setor, mas foi atrapalhado por um dos carros da Racing Point, que vinha em ritmo mais lento à sua frente, e perdeu a volta. Assim, Norris seguia surpreendendo em terceiro, à frente de Hülkenberg, que acabava de superar Stroll por somente 0s007.
No fim das contas, após 60 minutos de sessão, deu a lógica: Hamilton na frente, Bottas logo atrás e, depois, o resto. Que teve como boa surpresa a presença de Norris como terceiro, sendo o único a registrar o melhor tempo com pneus médios.
Fórmula 1 2020, GP dos 70 Anos, Silverstone, treino livre 3:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:26.621 | 12 | |
2 | V BOTTAS | Mercedes | 1:26.784 | +0.163 | 13 |
3 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:27.202 | +0.581 | 19 |
4 | N HÜLKENBERG | Racing Point Mercedes | 1:27.256 | +0.635 | 15 |
5 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:27.263 | +0.642 | 14 |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:27.328 | +0.707 | 17 |
7 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:27.455 | +0.834 | 12 |
8 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:27.474 | +0.853 | 14 |
9 | E OCON | Renault | 1:27.496 | +0.875 | 14 |
10 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:27.627 | +1.006 | 21 |
11 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:27.659 | +1.038 | 14 |
12 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:27.754 | +1.133 | 17 |
13 | S VETTEL | Ferrari | 1:27.811 | +1.190 | 19 |
14 | D RICCIARDO | Renault | 1:27.815 | +1.194 | 10 |
15 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:28.076 | +1.455 | 14 |
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:28.125 | +1.504 | 13 |
17 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:28.349 | +1.728 | 16 |
18 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:28.468 | +1.847 | 12 |
19 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:28.538 | +1.917 | 11 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:28.763 | +2.142 | 14 |
Tempo 107% | 1:32.684 | +6.063 |