Surpresa em Spa, Ocon recorda momentos difíceis e festeja segunda fila com Force India: “É incrível”

Mesmo com futuro incerto, Esteban Ocon já escreveu a história da nova Racing Point, ainda oficialmente com a alcunha de Force India, e garantiu a terceira posição do grid na lotérica classificação em Spa-Francorchamps

Durante os últimos dias, o nome de Esteban Ocon ecoou no paddock da F1 como um dos especulados para mudar de cockpit ainda nesta temporada. A mudança de dono da Force India, agora Racing Point, colocou a vaga do francês em xeque por conta da iminente chegada de Lance Stroll, e até a McLaren surgiu como opção. Os rumores sobre o futuro, no entanto, deram lugar às manchetes do presente após um surpreendente sábado (25) em Spa-Francorchamps.
 
Ocon despontou como um dos bons nomes dos treinos livres como um todo e repetiu a performance no treino classificatório desta tarde em Spa-Francorchamps. O francês, bem como seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, garantiram um lugar no Q3 até com tranquilidade. Parecia que um lugar na quarta fila estaria de bom tamanho. Mas Esteban teria muito mais a comemorar.
 
Com a chuva que desabou durante o Q3, a classificação virou loteria, e aí as surpresas vieram em profusão. A Ferrari, favoritaça à pole com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, teve de se contentar com um lugar na primeira fila depois de o alemão ter sido superado por Lewis Hamilton, que brilhou no molhado e garantiu a pole-position.
Esteban Ocon cruza a linha de chegada e crava o inesperado terceiro tempo em Spa (Foto: Reprodução)

Pouco depois da volta de Hamilton, Ocon completava sua última tentativa. E teve chances reais até de faturar a pole, uma vez que passou como o mais rápido no terceiro setor. Mas o jovem piloto perdeu tempo no fim, o que não o impediu de conquistar sua melhor posição no grid de largada: terceiro lugar no alinhamento inicial em Spa.

 
Extasiado por se ver ali ao lado de dois tetracampeões na entrevista coletiva com os três primeiros do grid, Ocon tinha pouco a falar, mas muito a agradecer. E, claro, lembrou dos tempos difíceis que passou com a equipe, que quase faliu e renasceu das cinzas graças ao consórcio liderado por Lawrence Stroll. Justamente o homem que pode fazê-lo perder a vaga na equipe, Racing Point, mas ainda oficialmente Force India, para o filho, Lance.
 
“É fantástico! Muito obrigado a todos pelo apoio. É incrível estar na terceira posição. Tivemos momentos muito difíceis com a equipe, mas agora estou muito feliz”, destacou o #31.
 
Esteban creditou o sucesso e o resultado inesperado ao trabalho feito pelo time ao trocar os pneus supermacios pelos intermediários em tempo suficiente para completar mais uma volta rápida no momento em que a pista vinha secando e melhorando.
 
“Trocamos os pneus muito rápido, fiz uma volta limpa e deu certo. Não era o esperado para hoje. Vamos ver o que podemos fazer amanhã”, concluiu o francês, que vai largar ao lado de Pérez em uma segunda fila toda rosa neste domingo na Bélgica.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.