Sutil deixa posto de piloto reserva na Williams e mira vaga no DTM ou WEC na temporada 2016

Contratado pela Williams para ser reserva de Felipe Massa e Valtteri Bottas a partir do GP da Malásia do ano passado, Adrian Sutil teve presença apenas decorativa na F1 na equipe britânica. Disposto a voltar a correr, o alemão de ascendência uruguaia pensa em correr no DTM ou no Mundial de Endurance, mas considera até mesmo voltar ao Japão para disputar o Super GT

Adrian Sutil não é mais o piloto reserva oficial da Williams. O alemão de ascendência uruguaia foi contratado às pressas pelo time de Grove antes do GP da Malásia do ano passado, uma vez que a escuderia só tinha à disposição Susie Wolff, mas não quis contar com a escocesa e sim com um nome mais experiente, causando certo desconforto à pilota, que encerrou sua carreira no fim do ano passado. Sutil, que disputou 92 GPs pela Force India e passou também por Sauber e Spyker, tem sete temporadas no currículo. A informação sobre a saída de Sutil da Williams foi publicada pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
Entretanto, a presença de Sutil na Williams foi meramente decorativa. O piloto acompanhava a equipe nas corridas fora do continente europeu, enquanto no Velho Mundo estava de prontidão caso houvesse a necessidade de substituir Valtteri Bottas ou Felipe Massa. 
Adrian Sutil exerceu função meramente decorativa como piloto de testes da Williams em 2015 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Mas em busca do objetivo de voltar a correr em 2016, Sutil deixou o confortável posto na Williams e agora tem em mente três categorias: o DTM, o Mundial de Endurance ou mesmo um retorno ao Japão para disputar o Super GT. Foi lá que o alemão disputou uma temporada na F3 local, em 2006.
 
Sutil foi contratado à época porque Valtteri Bottas não conseguiu disputar o GP da Austrália, disputado uma semana antes da etapa da Malásia em razão de um problema nas costas. 
 
Mas o fato é que Adrian jamais foi exigido em Grove na condução do FW37, ficando restrito apenas a algumas sessões no simulador, trabalho que foi delegado também a Alex Lynn, contratado para ser piloto de desenvolvimento do time, e à própria Susie Wolff. Sutil apareceu mais no noticiário nos bastidores, como no episódio em que exige um pagamento milionário à Sauber por ter perdido a vaga de titular no ano passado.
 
Sem Sutil e Susie Wolff, a Williams só tem disponível como piloto neste momento como alternativa aos titulares o britânico Lynn, que vai disputar a temporada 2016 da GP2. Entretanto, ainda não está claro se a escuderia multicampeã mundial tem a intenção de trazer um outro piloto experiente ou se vai promover Lynn como piloto de testes oficial do time neste ano.
 
VEJA NA ÍNTEGRA EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!