Wolff elogia Newey, mas vê ex-Mercedes como “pessoa mais importante” na Aston Martin

Chefe da Mercedes não deixou de citar as qualidades de Adrian Newey, mas preferiu exaltar Andy Cowell, que teve passagem de sucesso na equipe alemã durante a década passada

Pilotos e equipes já deram o pontapé inicial nas atividades do fim de semana do GP do Azerbaijão, mas um dos assuntos principais no paddock continua sendo a contratação de Adrian Newey pela Aston Martin, anunciada na última terça-feira (10). Toto Wolff, no entanto, minimizou a chegada do ‘Mago da Aerodinâmica’ ao time comandado por Lawrence Stroll e disse que Andy Cowell, ex-Mercedes, é o grande personagem presente na fábrica em Silverstone.

Atualmente com 55 anos de idade, o engenheiro começou a trabalhar no automobilismo na Cosworth. Depois, passou por BMW, em 2000, e na parceria Mercedes-Ilmor, em 2004. Com isso, ganhou moral na montadora alemã e se mudou inicialmente para a Mercedes-Benz HPE, relacionada à tecnologia, como diretor de engenharia. Até que, em 2013, tornou-se diretor de atividades da divisão de motores da Mercedes AMG HPP, onde ficou até 2020. Foi com ele no posto de chefe das unidades de potência que a escuderia da estrela de três pontas dominou a era híbrida da F1.

No início de julho, porém, Cowell foi contratado pela Aston Martin para substituir Martin Whitmarsh no cargo de diretor-executivo. Velho conhecido de Wolff, o britânico foi muito elogiado pelo dirigente da esquadra de Lewis Hamilton e George Russell. “Para mim, ele é a pessoa mais importante da equipe”, disse em entrevista à emissora Sky.

“Ele trabalhou na Mercedes no setor de motores e é um profissional muito capacitado. Como CEO, será muito eficaz, porque é alguém que entende perfeitamente como funciona a organização, estrutura e processos de uma equipa de Fórmula 1”, continuou.

Andy Cowell foi figura importante no período de domínio da Mercedes na F1 (Foto: Fórmula 1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Leclerc se recupera de batida no TL1 e lidera treino livre 2 do GP do Azerbaijão por 0s006

Como não poderia ser diferente, Toto também falou coisas boas sobre Newey e apostou que a parceria entre os dois profissionais pode gerar bons frutos para o time esmeraldino. O austríaco, inclusive, comemorou o fato de Cowell ter optado pela equipe inglesa em vez de se aventurar no projeto de motores da Red Bull para 2026, quando o novo regulamento entra em vigor na classe rainha.

“Adrian Newey naturalmente tem o talento da aerodinâmica, mas sei como o Andy trabalha e acredito que com essas duas figuras a Aston Martin pode lutar pelo campeonato mundial. Em 2026?”, questionou Wolff, deixando a resposta no ar.

“Ao mesmo tempo, é bom que Cowell tenha ido para a Aston Martin e não para o Red Bull Powertrains, mas acho que a mudança no regulamento é muito significativa, visto que também haverá mudanças nos combustíveis, que agora serão 100% sintéticos. É possível que haja uma revolução completa no desempenho da equipe”, finalizou o mandatário da Mercedes.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.