Bottas se arrepende de acordo com Sauber: “Se pudesse voltar, teria ido para outro lugar”
Valtteri Bottas admitiu que errou ao assinar com a Sauber, mas ponderou que é difícil fazer previsões sobre o desempenho das equipes. Finlandês destacou que o planejamento da equipe desapareceu com a saída de Fred Vasseur
Valtteri Bottas admitiu que cometeu um erro ao assinar com a Sauber. De saída da equipe, o finlandês disse que faria diferente se pudesse voltar atrás, mas destacou que é difícil fazer previsões sobre a performance das equipes.
O piloto de 35 anos está se despedindo da Sauber em Abu Dhabi, mas passou as ultimas três temporadas com a equipe. Ao longo deste tempo, o melhor desempenho veio em 2022, quando ele fechou o Mundial de Pilotos no décimo lugar, com 49 pontos.
Relacionadas
No ano seguinte, porém, a pontuação caiu drasticamente, com Valtteri somando apenas dez pontos e ficando em 15º.
Em meio a uma temporada difícil, Bottas garantiu o nono posto no grid de largada de Yas Marina, mas lamenta que os ganhos de performance da Sauber tenham vindo tarde demais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Senti que foi uma das melhores voltas da minha carreira”, disse Bottas em entrevista ao streaming sueco Viaplay. “É uma pena que seja tão tarde na temporada e que as coisas só agora estejam começando a funcionar. Talvez seja um pouco irônico”, seguiu.
“Se você olhar para a temporada toda, é melhor que a gente esteja se separando agora”, assumiu.
Bottas ainda não anunciou qual será o próximo passo da carreira, mas expectativa é que ele retorne para a Mercedes, para ocupar o posto deixado por Mick Schumacher como piloto reserva.
“Esta planejado para semana que vem definir o que vamos fazer no próximo ano”, indicou. “Vamos terminar essa corrida primeiro e aí depois focar no que vem a seguir”, acrescentou.
“Sinto que ainda não terminei com este esporte. Ainda tenho algo a dar, então vou continuar”, garantiu.
Questionado pelo jornal finlandês Ilta Sanomat se a mudança para a Sauber não foi a melhor decisão da carreira, Valtteri respondeu: “Se eu pudesse voltar três anos, teria ido para outro lugar”.
“Infelizmente, é a verdade. Isso foi um grande erro, mas é difícil prever essas coisas com antecedência. E o primeiro ano com [Frédéric] Vasseur foi bom. O espírito da equipe era bom e os resultados eram bem bons”, comentou. “As duas temporadas depois disso foram ladeira abaixo o tempo todo. Claro, isso afeta a minha imagem como piloto também. Se você não pode mostrar resultados, o nome é meio que esquecido”, admitiu.
Sem pontuar em 2024, Bottas descreveu a temporada como “uma merda”.
“Quando traçamos as metas para 2022 com Fred e a maneira como as alcançaríamos, tínhamos um plano claro. Mas, depois que ele saiu, todas as metas e planos foram para o lixo”, encerrou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).

