Bottas se arrepende de acordo com Sauber: “Se pudesse voltar, teria ido para outro lugar”

Valtteri Bottas admitiu que errou ao assinar com a Sauber, mas ponderou que é difícil fazer previsões sobre o desempenho das equipes. Finlandês destacou que o planejamento da equipe desapareceu com a saída de Fred Vasseur

Valtteri Bottas admitiu que cometeu um erro ao assinar com a Sauber. De saída da equipe, o finlandês disse que faria diferente se pudesse voltar atrás, mas destacou que é difícil fazer previsões sobre a performance das equipes.

O piloto de 35 anos está se despedindo da Sauber em Abu Dhabi, mas passou as ultimas três temporadas com a equipe. Ao longo deste tempo, o melhor desempenho veio em 2022, quando ele fechou o Mundial de Pilotos no décimo lugar, com 49 pontos.

Relacionadas

No ano seguinte, porém, a pontuação caiu drasticamente, com Valtteri somando apenas dez pontos e ficando em 15º.

Em meio a uma temporada difícil, Bottas garantiu o nono posto no grid de largada de Yas Marina, mas lamenta que os ganhos de performance da Sauber tenham vindo tarde demais.

Valtteri Bottas admitiu que assinar com Sauber foi um erro (Foto: Sauber)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Senti que foi uma das melhores voltas da minha carreira”, disse Bottas em entrevista ao streaming sueco Viaplay. “É uma pena que seja tão tarde na temporada e que as coisas só agora estejam começando a funcionar. Talvez seja um pouco irônico”, seguiu.

“Se você olhar para a temporada toda, é melhor que a gente esteja se separando agora”, assumiu.

Bottas ainda não anunciou qual será o próximo passo da carreira, mas expectativa é que ele retorne para a Mercedes, para ocupar o posto deixado por Mick Schumacher como piloto reserva.

“Esta planejado para semana que vem definir o que vamos fazer no próximo ano”, indicou. “Vamos terminar essa corrida primeiro e aí depois focar no que vem a seguir”, acrescentou.

“Sinto que ainda não terminei com este esporte. Ainda tenho algo a dar, então vou continuar”, garantiu.

Questionado pelo jornal finlandês Ilta Sanomat se a mudança para a Sauber não foi a melhor decisão da carreira, Valtteri respondeu: “Se eu pudesse voltar três anos, teria ido para outro lugar”.

“Infelizmente, é a verdade. Isso foi um grande erro, mas é difícil prever essas coisas com antecedência. E o primeiro ano com [Frédéric] Vasseur foi bom. O espírito da equipe era bom e os resultados eram bem bons”, comentou. “As duas temporadas depois disso foram ladeira abaixo o tempo todo. Claro, isso afeta a minha imagem como piloto também. Se você não pode mostrar resultados, o nome é meio que esquecido”, admitiu.

Sem pontuar em 2024, Bottas descreveu a temporada como “uma merda”.

“Quando traçamos as metas para 2022 com Fred e a maneira como as alcançaríamos, tínhamos um plano claro. Mas, depois que ele saiu, todas as metas e planos foram para o lixo”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.