Bottas culpa sujeira por acidente e aprova pista “melhor que antes” em Abu Dhabi
Valtteri Bottas concordou com mudanças feitas no traçado do Circuito de Yas Marina, que visam aumentar o nível de disputa entre os pilotos na pista. Finlandês ainda brincou com "drift" que fez em batida
O primeiro dia de atividades do GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, deu a oportunidade aos pilotos de testarem pela primeira vez, na prática, as mudanças feitas no traçado do Circuito de Yas Marina para este ano. E na opinião de Valtteri Bottas, companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, as alterações conseguiram cumprir o objetivo de melhorar a fluidez da pista, e é claro, aumentar a possibilidade de ultrapassagens entre os pilotos.
“Não foi ruim. Foi bom conseguir sentir as modificações do traçado, definitivamente está mais fluído, parece melhor do que antes, diria que terão mais oportunidades de ultrapassagem”, destacou. “A configuração também vai ter que ser diferente, por causa das longas retas e a angulação das curvas. Então, sim, eu gostei”, elogiou Bottas.
Relacionadas
Bottas ainda cometeu um erro durante a sessão, quando espalhou em uma das curvas e acabou tocando no muro com a roda traseira direita. Após o TL2, o finlandês brincou com a situação, sem demonstrar preocupação, e culpou a sujeira da pista pela falta de aderência no momento do acidente.

“Essa seção está mais rápida agora”, ressaltou. “A pista ainda está um pouco suja, com poeira, acho que espalhei um pouco depois da curva e não deu certo, paguei por isso na curva seguinte. Mas por sorte, não tive dano. Foi um bom drift”, brincou o finlandês.
Após Max Verstappen sair na frente e liderar o primeiro treino livre de sexta-feira (10), a Mercedes tomou a ponta da classificação e terminou o TL2 com Lewis Hamilton na liderança. Bottas revelou que a escuderia alemã fez algumas mudanças no acerto do carro de uma sessão para a outra, e os ajustes fizeram efeito dentro da pista.
“Nós mudamos o carro um pouco da primeira para a segunda sessão, e sentimos que foi um passo à frente”, disse. “Então, estou confortável com o carro de uma maneira geral, nenhuma das voltas foi espetacular, ainda tem mais por vir, com certeza. Mas pelo menos tivemos sessões limpas”, destacou.

Por fim, Bottas relatou a diferença de pilotagem com as mudanças feitas no traçado do circuito, que segundo ele, passou a exigir mais dos pneus traseiros do carro. Além disso, o finlandês preferiu não cravar uma posição de largada para domingo.
“Sim, fizemos uma boa jornada longa com os pneus médios”, disse. “Foi bem consistente, parece que essa pista tem curvas mais rápidas agora, o que exige mais do eixo traseiro do carro. E vamos estudar mais sobre isso. Não sei [em que posição vai largar]. Ainda tenho a prática amanhã para alcançar o acerto correto, mas acho que existem muitas opções”, analisou.
A Fórmula 1 volta a acelerar em Abu Dhabi neste sábado decisivo. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação para a definição do grid de largada da última corrida do ano acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!