Bottas devolve normalidade e faz Mercedes liderar segundo dia de testes no Bahrein
Após um dia complicado, assim como já fora o primeiro, a Mercedes deu a volta por cima no fim e liderou o sábado no Bahrein com Bottas
O mundo voltou a girar normalmente? No segundo dia de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, neste sábado (13), Valtteri Bottas surgiu nos últimos minutos para cravar o melhor tempo e colocar a Mercedes na dianteira pela primeira vez em 2021.
Para tanto, a Mercedes teve de usar os pneus mais macios no que vinha sendo outro dia difícil. Lewis Hamilton rodou e ficou preso na brita pela manhã, enquanto Bottas também chegou a sair da pista, mostrando a dificuldade de encontrar os ajustes do W12. Mas, no fim do dia, conseguiu bater por pouco a AlphaTauri de Pierre Gasly.
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Não apenas isso, mas Lance Stroll apareceu para fechar o top-3 após outro dia apagado da Aston martin. Lando Norris foi quarto, seguido por Antonio Giovinazzi num bom dia da Alfa Romeo. Charles Leclerc, Nicholas Latifi, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso fecharam o top-10. O bicampeão passou a tarde fazendo longas simulações de corrida e sequer entrou de cabeça no corre-corre dos minutos derradeiros.
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Saiba como foi a tarde do segundo dia de testes da F1 no Bahrein
Dos dez pilotos que aceleraram na manhã, que teve Daniel Ricciardo como líder, somente quatro permaneceram no período da tarde: Sergio Pérez na Red Bull, Fernando Alonso no carro da Alpine, Antonio Giovinazzi, ao volante do C41 da Alfa Romeo e Nicholas Latifi pela Williams.
Valtteri Bottas assumiu o lugar de Lewis Hamilton no carro da Mercedes, enquanto Lando Norris substituiu Ricciardo. Lance Stroll assumiu o segundo turno com a Aston Martin após Sebastian Vettel ter completado somente dez voltas pela manhã e Charles Leclerc liderou os trabalhos da Ferrari no lugar de Carlos Sainz. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, ocupou o cockpit no lugar de Yuki Tsunoda, enquanto Mick Schumacher foi chamado pela Haas depois de Nikita Mazepin ter completado 76 voltas.
O cronômetro foi disparado às 15h (horário local, 9h de Brasília) em ponto, mas só depois de dez minutos que o primeiro carro foi à pista, a Ferrari pilotada por Leclerc. Com pneu protótipos, o monegasco abriu a tabela de tempos da tarde com 1min36s875.
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WEB STORIES: Como foi o 1º dia de testes da Fórmula 1 no Bahrein
Pouco a pouco, os pilotos foram deixando os boxes rumo à pista. Os primeiros tempos de volta, como é de costume em tal situação, foram muito acima dos registrados pela manhã.
Com muita gente em simulação de corrida, o único a melhorar sua volta nos primeiros 30 minutos da tarde foi Antonio Giovinazzi. Nada que fosse tão impressionante, enquanto Pierre Gasly repetia os tempos de volta em sua simulação: 1min37s7 em três giros consecutivos de pneus C2. Nicholas Latifi ainda andava com os pneus C4, macios, mas o mesmo jogo com o qual fizera o melhor tempo dele pela manhã.
Enquanto Ferrari e Red Bull, com Charles Leclerc e Sergio Pérez, tinham carros com bastante combustível, Giovinazzi continuava melhorando suas voltas com a Alfa Romeo. Utilizando os pneus experimentais, pulou para 1min33s1 e, na sequência, subiu para o quinto posto com 1min32s486 – somente 0s2 atrás de Daniel Ricciardo.
Mesmo que bastante gente tivesse passado bons minutos na pista no começo da tarde, Valtteri Bottas e a Mercedes decidiram sair só com cinco minutos para a virada da primeira hora. Pré-temporada bastante longe das características naturais da Mercedes nestes dois dias. Após poucos minutos, passou direto e saiu da pista, mostrando os problemas para encontrar setup. Enquanto isso, e após Ricciardo liderar pela manhã, Lando Norris sequer marcava tempo: entrava, testava diferentes aspectos do carro em voltas de instalação, e saía.
A segunda hora da sessão vespertina foi de muita atividade na pista, mas pouco entretenimento para o público. Leclerc e Pérez, respectivamente com pneus C2 e C3, seguiam em longas simulações de corrida – o mexicano chegou a dar pequena escapada; Alonso testava sistemas eletrônicos na Alpine; Norris e a McLaren continuavam sem marcar volta, mas testando muito a parte aerodinâmica em curvas; Latifi também rodava com pneus médios para a Williams, ao passo que Gasly, com os mesmos médios, chegou a melhorar o tempo da AlphaTauri em alguns décimos, mas seguia trabalhando somente long runs.
Logo no começo da terceira hora, a McLaren resolveu deixar que Lando Norris fosse para o cronômetro. De pneus C4, macios, o inglês anotou 1min31s239 e passou para a dianteira do segundo dia de testes. Quem acompanhou foi Giovinazzi, com o mesmo composto de pneu, que subiu para o segundo lugar com 1min31s533. Ainda atingiu a marca das 100 voltas para o dia, primeiro piloto a chegar ao número centenário – entre as equipes que dividiram o dia entre os pilotos, Ferrari, AlphaTauri e Haas já haviam chegado às 100 voltas.
Enquanto bastante gente seguia em simulações longas, Mick Schumacher completava uma distância de corrida para a Haas, mas o destaque maior da terceira hora seria outro: após Pérez pegar vácuo e abrir para passar por Latifi, a tampa do motor da Red Bull saiu voando. Não houve toque, mas uma forte turbulência que fez o pedaço de carroceria voar. Bandeira vermelha para limpar a reta dos boxes e Pérez na garagem.
Após pouco mais de cinco minutos sem testes, a bandeira verde foi acionada novamente e permitiu outra situação: uma espécie de happy hour. Giovinazzi tomou a dianteira para a Alfa Romeo, mas Gasly logo pulou à frente com a AlphaTauri. No começo da quarta e última hora, Norris retomaria o posto. Mas o carrossel continuou. Pelos dez minutos seguintes, Giovinazzi e Gasly voltaram a liderar. Com 40 minutos para o fim do treino, Gasly tinha a ponta com 1min30s413.
No meio de tudo isso, Latifi acabou rodando ao perder a frente do carro no hairpin. Por sorte, nenhum prejuízo maior.
Quem chegou para a baila na última meia-hora foi Valtteri Bottas. Incialmente, o piloto da Mercedes subiu para a segunda colocação, mas, em seguida, anotou 1min30s289 e assumir a dianteira na happy hour. Nos últimos minutos, não havia quem se aproximasse de Bottas: liderança do finlandês.
Fórmula 1 2021, Bahrein, Testes Coletivos, Dia 2:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:30.289 | ||
2 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:30.413 | +0.124 | |
3 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:30.460 | +0.171 | |
4 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.586 | +0.297 | |
5 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.760 | +0.471 | |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.886 | +0.597 | |
7 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:31.672 | +1.383 | |
8 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:31.682 | +1.393 | |
9 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:32.215 | +1.926 | |
10 | F ALONSO | Alpine | 1:32.339 | +2.050 | |
11 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:32.684 | +2.395 | |
12 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:32.883 | +2.594 | |
13 | C SAINZ | Ferrari | 1:33.072 | +2.783 | |
14 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:33.101 | +2.812 | |
15 | L HAMILTON | Mercedes | 1:33.399 | +3.110 | |
16 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:38.849 | +8.560 |