Bottas admite que vai ser “doloroso” ver F1 em 2025: “Simplesmente quero correr”
Reserva da Mercedes para 2025, Valtteri Bottas reconheceu que vai ser difícil deixar o papel de piloto para observar toda a ação fora das pistas a partir da próxima temporada
Valtteri Bottas admitiu que deixar o grid da Fórmula 1 para se tornar reserva da Mercedes também tem um lado “doloroso”, que é justamente de assistir às corridas da garagem e não poder fazer parte delas. No entanto, o finlandês segue confiante de que a decisão pode aproximá-lo de seu principal objetivo para os próximos anos: retornar a um posto de titular na categoria.
“Às vezes, você precisa dar um passo atrás para dar dois à frente”, disse Bottas ao site RacingNews365. “Agora, é sobre tentar imaginar o que pode acontecer nos próximos dois ou três anos e qual será a melhor forma de conseguir uma vaga no grid da F1 de novo”, afirmou.
“Por outro lado, é um papel de piloto reserva. Muitas vezes, vou ter apenas de aparecer, mas é uma grande marca, ao mesmo tempo. Uma grande montadora. Já estive lá por cinco anos no passado. Isso realmente pode abrir algumas oportunidades para mim”, analisou.
O papel de piloto reserva indica que Bottas estará constantemente na garagem da Mercedes, e o finlandês admite que a perspectiva de observar a corrida sem poder correr não o agrada. Por outro lado, ressaltou a estreia do jovem Andrea Kimi Antonelli, que pode se beneficiar com a ajuda do veterano.

“Acho que pode ser difícil, doloroso, porque simplesmente quero correr. Mas acho que posso contribuir muito para a equipe com a minha experiência. Eles também terão um novato chegando, e ele vai precisar de alguma ajuda. Preciso me manter ocupado e doando todo o conhecimento que tenho”, explicou.
Por fim, Bottas voltou a destacar que o objetivo é voltar ao grid em 2026. Uma das possibilidades mais recentes é a Cadillac, que confirmou a entrada no grid para a primeira temporada do novo regulamento, mas ainda sem pilotos.
Valtteri ressaltou a relação antiga com Graeme Lowdon, chefe do time americano na Fórmula 1, e deixou claro que aceitaria a oportunidade. Além disso, o ex-Sauber negou que a presença de Lowdon na equipe que gerencia a carreira de Guanyu Zhou seja um problema.
“[Em 2026], teremos mais duas vagas. Eles precisam de pilotos, precisam de experiência. Então, é claro, é muito interessante. Temos boas relações com Graeme. Não acho que isso torne as coisas mais difíceis para mim. Ele já viu o que posso fazer e o que posso levar à equipe. Então, vejo isso como uma possibilidade”, finalizou Bottas.
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