Bottas vê “erro normal” no pit-lane e diz que ficaria surpreso com punição

Após rodar dentro do pit-lane do Red Bull Ring, durante TL2 do GP da Estíria, Valtteri Bottas disse que faz parte do trabalho e não merece ser punido

Valtteri Bottas rodou dentro do pit-lane durante o segundo treino livre do GP da Estíria da F1 (Foto: F1/Reprodução)

Assim como toda a temporada 2021 até o presente o momento, esta sexta-feira (25) do GP da Estíria foi pobre para Valtteri Bottas. Faltou desempenho e contou com trapalhada: uma rodada dentro do pit-lane no segundo treino livre. Bottas foi chamado para a sala dos comissários, que investigam o incidente, mas ele não crê em punição.

Bottas saía do box da Mercedes com novo jogo de pneu duro, foi liberado e avançou poucos metros até rodar sozinho na frente do espaço da McLaren. Para contextualizar, apenas a Red Bull está entre Mercedes e McLaren no pit-lane. Na horizontal, o finlandês precisou da ajuda dos mecânicos da equipe inglesa para seguir em frente. A McLaren reclamou, inclusive, para o diretor-técnico Michael Masi, dizendo que havia sido “ridículo” e poderia ter atropelado um membro da equipe.

Apesar disso e de ser chamado na sala dos comissários, Bottas diexou claro: não acredita que mereça punição de qualquer tipo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Valtteri Bottas viveu mais um dia complicado (Foto: Mercedes)
Paddockast #109: A primeira avaliação dos pilotos em 2021

“Eu rodei. Tentamos algo diferente na saída do box, variáveis do que costumamos fazer com a tração das rodas. Foi por isso que rodei. Ficria surpreso se tivesse [punição]. É um erro normal que pode acontecer”, disse.

“Tinha acabado um stint com pouco combustível que foi meio bagunçado, então o tempo de volta não ficou incrível. Mas o tópico de hoje é encontrar o desempenho de ritmo de corrida que costumamos priorizar. Lewis está num setup diferente do meu, então vamos avaliar as melhores partes dos dois”, finalizou.

Bottas terminou o segundo treino livre, geralmente melhor régua possível com a classificação na 12ª posição a 0s839 do líder Max Verstappen. Lewis Hamilton ficou com o quarto posto e foi 0s5 mais veloz que o companheiro.

ATUALIZAÇÃO: Pouco depois das 13h (de Brasília), a FIA anunciou que Bottas foi punido com a perda de três posições no grid de largada para o GP da Estíria.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado no Red Bull Ring. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

GP às 10 + Vem Aí: Red Bull e Mercedes iguais e erro bizarro de Bottas
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.