Bottas culpa toque em Lawson por 11º lugar em “corrida muito ruim” no Catar: “Desastre”
Valtteri Bottas chegou muito perto de pontuar no GP do Catar, que concedeu à Sauber os primeiros tentos do ano, mas viu tudo ir por água abaixo após um entrevero com Liam Lawson
Depois de 23 corridas, a Sauber enfim saiu do zero na temporada 2024 da Fórmula 1. No último domingo (1º), o oitavo lugar de Guanyu Zhou no GP do Catar deu ao time suíço os primeiros quatro tentos do campeonato e um motivo de felicidade para o chinês, que vai se despedir da categoria ao fim do ano. Do outro lado da garagem, porém, Valtteri Bottas não conseguiu aproveitar o momento positivo e fechou em 11º, apenas um posto atrás dos pontos.
Segundo o finlandês, um incidente com Liam Lawson mudou completamente o cenário da corrida e o colocou em posição de apenas tentar ajudar Zhou a seguir no top-10. No final, porém, a recuperação de Lando Norris após o stop-and-go de 10s significou a perda de mais uma posição e a consequente saída da zona de pontos.
Relacionadas
“Minha corrida foi muito ruim”, lamentou Bottas. “Acho que o momento de virada foi o acidente com Liam. Depois de perder aquelas posições, entrei na estratégia de suporte [a Zhou], mas tudo deu errado depois disso: a hora em que o safety-car entrou, as bandeiras azuis, foi um desastre”, lamentou.
Mesmo depois de uma corrida “muito ruim”, entretanto, Bottas chegou perto de entrar no top-10 — o que aumentou a decepção com o resultado após a disputa. O veterano, todavia, se disse feliz pelo oitavo lugar de Zhou e fez questão de parabenizar o chinês.
“Terminar em 11º em uma corrida muito ruim me deixa decepcionado por não estar nos pontos. Mas estou feliz pelo Zhou, que bom que tudo correu de forma tranquila para ele e que conseguiu fazer uma boa corrida”, elogiou.
Por fim, apesar da evolução que a Sauber tem demonstrado nas últimas corridas do ano, Bottas não demonstrou grandes esperanças de ser competitivo mais uma vez no encerramento do campeonato, em Abu Dhabi. O finlandês torce, porém, para ter mais uma chance de fechar a passagem pela equipe com um bom resultado.
“Espero que estejamos bem de novo em Abu Dhabi”, disse. “É um tipo diferente de pista, mas pelo menos fomos competitivos aqui no Catar. Vamos ver em Abu Dhabi. Espero ter mais uma chance”, finalizou Bottas.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.