Bottas vê evolução e elogia desempenho de jovens pilotos na F1: “Preparação muito boa”
Em entrevista EXCLUSIVA ao GRANDE PRÊMIO, Valtteri Bottas que será substituído por Gabriel Bortoleto na Sauber, reconheceu que os jovens pilotos, atualmente, estão muito mais preparados para ir à pista do que antigamente
Fora do grid da Fórmula 1 a partir de 2025, agora de maneira oficial, Valtteri Bottas reconheceu que os jovens pilotos estão cada vez mais preparados para fazer parte da categoria máxima do automobilismo mundial. Substituído pelo brasileiro Gabriel Bortoleto, que briga pelo título da Fórmula 2, o finlandês refletiu, em entrevista EXCLUSIVA ao GRANDE PRÊMIO, sobre o crescimento do movimento das equipes em recrutar pilotos novos para correr na F1 durante o GP de São Paulo, em Interlagos.
“É como em outros esportes, parece que eles estão ficando cada vez mais jovens. Há muita preparação hoje em dia para esses pilotos jovens. As crianças começam a correr ainda mais jovens, se mudam para as categorias de base mais cedo. Especialmente, se você for parte de uma academia, pode ter a chance de pilotar nos simuladores ou com os carros antigos. Eles recebem uma preparação muito boa, e é por isso que vemos um novato entrar e ser competitivo logo de cara”, opinou o #77.
O piloto de 35 anos reconheceu que este movimento não é benéfico para ele, que já está na F1 desde 2013, mas afirmou que entende a evolução do esporte e que, atualmente, isso é notório dentro das equipes.
“As coisas mudaram um pouco desde que eu comecei. A tecnologia dos simuladores melhorou muito, você consegue ter uma sensação muito melhor. Acho que é isso que está deixando os jovens mais prontos para o esporte. É bom de ver, mas quando um piloto jovem vai bem, acho que faz as pessoas ficarem mais animadas, e talvez não seja tão bom para mim. Mas eu entendo”, pontuou.
Bottas foi vice-campeão mundial em 2019 e 2020 com a Mercedes, perdendo apenas para Lewis Hamilton. Perguntado se entende que esse novo momento da F1 traz consigo certa falta de respeito com a carreira dos mais experientes, disse que, com um carro ruim, é impossível brilhar na categoria.
Bottas marcou só 59 pontos em três temporadas com a equipe. De 2023 para cá, foi ao top-10 em apenas quatro oportunidades, seguindo zerado na F1 2024. O finlandês, hoje, é 23º colocado, atrás também dos substitutos que apareceram no grid.
“Acho que as pessoas que estavam aqui quando eu conquistava resultados com um bom carro sabem o que estou fazendo. É claro, algumas pessoas podem esquecer. Estou em um carro difícil há dois anos, o que nos jogou para o fundo do grid, é difícil de brilhar. É por isso que é mais difícil de me avaliar. Mas o jogo é assim, estou apenas em uma posição ruim no momento, mas não há muito que eu possa fazer”, finalizou.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.