Vandoorne volta ao posto de piloto reserva da McLaren a partir do GP da Espanha

Com os compromissos com a Fórmula E concluídos, o belga pode retornar ao posto de piloto reserva, liberando Paul Di Resta da função

Stoffel Vandoorne reassume o papel de piloto reserva da McLaren no GP da Espanha. Com o fim da temporada da Fórmula E, o piloto conclui seus compromissos com a categoria elétrica e já pode voltar a acompanhar o time inglês.

A escuderia de Woking não tem um nome diretamente designado para apoiar a dupla Carlos Sainz e Lando Norris. A equipe, na verdade, tem um acordo com a Mercedes, podendo usar seus reservas em caso de necessidade.

Mas na última semana, no GP dos 70 Anos da Fórmula 1, o time chefiado por Andreas Seidl foi forçado a nomear Paul Di Resta para a função durante a etapa. O britânico, atualmente na Sky Sports, correu três anos completos na Fórmula 1, todos pela Force India.

O motivo foi porque Vandoorne, reserva da esquadra de Brackley, estava em Berlim para disputar a reta final do campeonato da FE. Esteban Gutiérrez, outro piloto no papel, não tem mais o direito de correr na principal categoria do automobilismo mundial – o mexicano precisaria andar 300 km com um carro, já que faz três anos desde sua última largada.

Vandoorne volta ao posto de piloto reserva (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Di Resta chegou a ir à fábrica da McLaren para fazer um molde do assento do MCL35 caso precisasse ir à pista de última hora. O piloto passou por situação semelhante em 2017, com a Williams, durante o GP da Hungria, quando Felipe Massa ficou doente. Na prova, abandonou por problemas de vazamento de óleo.

“No momento, nossa consideração é que temos um acordo com a Mercedes para usarmos seus reservas em casos de necessidade. O que foi especial na última semana, é que Stoffel estava indisponível por conta da Fórmula E. Mas com Vandoorne novamente de volta a partir de Barcelona, essa é nossa direção”, explicou Seidl.

Vandoorne defendeu a esquadra de Woking por duas temporadas completas na F1 – seus melhores resultados foram dois sétimos lugares. Ao final de 2018, foi dispensado pelo time para a chegada de Norris e Sainz.

No mesmo ano, já promoveu a mudança para a FE. Titular da Mercedes, tem na conta três pódios – um em Roma e dois em Diriyah.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.