Verstappen fecha sexta-feira na frente na Turquia e Leclerc supera dupla da Mercedes
Assim como aconteceu pela manhã, o treino livre da tarde desta sexta-feira em Istambul foi marcado por muitas rodadas e falta de aderência da pista. E da mesma forma que no TL1, a sessão vespertina teve liderança de Max Verstappen. Charles Leclerc, com a Ferrari, andou muito bem
Max Verstappen repetiu a performance da manhã desta sexta-feira (13) em Istambul e foi o mais rápido também no treino livre 2 do GP da Turquia. Se no primeiro período o holandês de 23 anos registrou 1min35s077, o tempo estabelecido no período vespertino foi bem melhor, 1min28s330, mas ainda bem distante do recorde do traçado turco, 1min24s770, anotado por Juan Pablo Montoya em 2005.
Ainda que a pista tivesse apresentado melhora na comparação com a manhã, o treino foi marcado por muitas rodadas, consequência de um asfalto com baixíssima aderência nesta sexta-feira. Vários pilotos escaparam ao longo das duas sessões do dia.
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A grande surpresa do dia foi Charles Leclerc. O piloto da Ferrari andou muito bem novamente à tarde depois de ter sido o terceiro colocado pela manhã e fechou o dia com o segundo melhor tempo, 0s401 atrás de Verstappen, deixando para trás a dupla da Mercedes. Valtteri Bottas foi o terceiro, 0s575 mais lento que Max, enquanto Lewis Hamilton, que pode conquistar o heptacampeonato neste fim de semana em Istambul, foi o quarto. Alexander Albon, que liderou por bons minutos o treino da tarde, fechou na quinta posição.
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A AlphaTauri voltou a andar bem, com Daniil Kvyat e Pierre Gasly em sexto e sétimo, respectivamente. Sebastian Vettel, com a Ferrari, foi o oitavo, cerca de 1s2 mais lento que Leclerc. Lance Stroll, que busca a recuperação depois de um jejum de pontos que dura desde o pódio no GP da Itália, foi o nono, seguindo pelo aniversariante do dia, Lando Norris, que completa 21 anos nesta sexta-feira. O piloto da McLaren foi o décimo.
A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado em Istambul: primeiro, com o treino livre 3, a partir de 6h (de Brasília). E às 9h acontece a definição do grid de largada do GP da Turquia. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o treino livre 2 do GP da Turquia
O treino da tarde começou com 15.7ºC de temperatura ambiente e 20.3ºC na pista. Não demorou muito para que fossem registrados os primeiros tempos, com os pilotos majoritariamente com pneus médios — diferente dos compostos duros, usados em sua maioria pela manhã.
Valtteri Bottas, ainda nos primeiros minutos, marcou 1min35s107 diante de uma pista ainda bastante escorregadia e desafiadora para os pilotos. Mesmo Lewis Hamilton, no fim de semana que pode consagrá-lo como heptacampeão mundial de Fórmula 1, lutava muito para encontrar alguma aderência.
Kimi Räikkönen, de contrato renovado com a Alfa Romeo para a temporada 2021, chegou a assumir a ponta da sessão, mas só por alguns segundos, antes de Bottas liderar o 1-2 finlandês com 1min34s300. O 1-2 nórdico virou dobradinha da Mercedes logo em seguida depois que Hamilton subiu para segundo. O TL2 ganhava contornos de uma sessão mais normal em Istambul.
Só que o treino tinha uma cara mais parecida com a do TL2, ao menos no início. Alexander Albon assumiu a dianteira com 1min31s916, seguido por Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc aparecia em terceiro, à frente de Hamilton, que havia deixado Bottas para trás. Sergio Pérez, com uma Racing Point discreta pela manhã, vinha em quinto. O finlandês, segundos depois, voltou ao top-3 e avançou para a segunda posição, 0s317 atrás de Albon.
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, por sua vez, se mostrava irritado com a falta de aderência dos pneus duros, compostos com os quais a Haas o mandou para a pista. O franco-suíço chegou a rodar na curva 7, mas sem maiores consequências. Em seguida, Leclerc, e depois Verstappen, subiram para segundo, deixando Bottas e Hamilton em quarto e quinto, respectivamente. Albon, com 1min30s872, continuava como líder.
Perto da primeira meia hora de sessão, Hamilton subiu novamente para segundo e quebrou a dobradinha da Red Bull. Naquele período, Leclerc, Sebastian Vettel, Nicholas Latifi e George Russell foram os primeiros a andar com pneus macios. Foi a senha para o restante do grid acelerar com os compostos vermelhos.
Leclerc, mesmo tendo registrado 1min30s751 e subido para a liderança, disse que os pneus macios “são bem ruins e sofrem uma granulação muito rápida”, sobretudo o dianteiro direito. Também com os pneus macios, Vettel e Albon tinham segundo e terceiro tempos, respectivamente. Na sequência, o monegasco melhorou um pouco sua marca para 1min30s307.
O 1-2 da Ferrari também não durou muito. Albon, em boa forma até agora no fim de semana, estabeleceu a melhor marca naquele momento nos três setores da pista e voltou à liderança com 1min29s627. Leclerc era o segundo, Verstappen o terceiro e Vettem vinha em quarto, com Daniil Kvyat fechando o top-5. Até que a dupla da Mercedes voltava à pista com pneus macios para Hamilton e Bottas.
Antes, Verstappen voltava à segunda posição e tinha tempo apenas 0s007 mais lento na comparação com o de Albon. Pouco depois, o holandês tratou de deixar o companheiro de equipe para trás e tomar a dianteira com 1min29s984. Cenário que não durou muito tempo porque Leclerc cravou 1min28s731 para assumir a ponta do TL2, seguido por Max e Albon.
Verstappen voltou ao topo segundos depois ao registrar 1min28s330. Já a Mercedes, estranhamente, não conseguia obter os mesmos tempos das rivais. Hamilton aparecia em terceiro, 0s944 atrás de Max. Até que, com meia hora para o fim do treino, Bottas reduziu a diferença para o piloto da Red Bull e tomou o lugar de Hamilton para assumir o terceiro lugar. Verstappen, Leclerc, Bottas, Lewis e Albon fechavam a lista dos cinco primeiros.
A saída da curva 1 era um ponto crítico para muitos pilotos. Mas para a Williams, por exemplo, a situação era complicada também na famosa curva 8, com George Russell reclamando de várias escapadas. Nicholas Latifi, em último, escapava mais uma vez.
Com cerca de 25 minutos para o fim do TL2, equipes e pilotos começaram a fazer as simulações em ritmo de corrida. Na prática, não houve maiores mudanças nas principais colocações da tabela de tempos. Desta forma, Verstappen repetiu o resultado da manhã e terminou a sexta-feira na frente, com Leclerc surpreendendo ao colocar a Ferrari em segundo.
Fórmula 1 2020, GP da Turquia, Istambul, treino livre 2:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:28.330 | 37 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:28.731 | +0.401 | 45 |
3 | V BOTTAS | Mercedes | 1:28.905 | +0.575 | 43 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:29.180 | +0.850 | 39 |
5 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:29.363 | +1.033 | 42 |
6 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:29.689 | +1.359 | 43 |
7 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:29.944 | +1.614 | 43 |
8 | S VETTEL | Ferrari | 1:30.022 | +1.692 | 41 |
9 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:30.297 | +1.967 | 38 |
10 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:30.907 | +2.577 | 39 |
11 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:31.104 | +2.774 | 38 |
12 | E OCON | Renault | 1:31.380 | +3.050 | 36 |
13 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:31.493 | +3.163 | 39 |
14 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:31.498 | +3.168 | 40 |
15 | D RICCIARDO | Renault | 1:31.660 | +3.330 | 35 |
16 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:31.932 | +3.602 | 43 |
17 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:32.302 | +3.972 | 39 |
18 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:32.570 | +4.240 | 33 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:32.807 | +4.477 | 37 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:33.488 | +5.158 | 40 |
Tempo 107% | 1:34.513 | +6.183 |