Depois de treinos livres parelhos, estava escrito que a classificação do GP do Canadá seria uma das mais apertadas do ano. A briga entre Mercedes e Ferrari se arrastou do Q1 ao Q3 neste sábado (8), sem favorito claro. Quando contou para valer, só um poderia levar a posição de honra: este foi Sebastian Vettel.
O alemão precisou tirar um coelho da cartola quando tudo parecia apontar Mercedes na pole. Apesar da boa forma da equipe italiana nos treinos livres, Lewis Hamilton já havia liderado o Q2 e feito bela volta no Q3. Tanto na primeira quanto na segunda tentativa, a vantagem parecia estar na casa dos décimos – no plural. E aí veio a virada: Sebastian cravou 1min10s240, 0s2 melhor do que Hamilton.
O terceiro lugar coube a Charles Leclerc, que errou na segunda volta rápida e foi 0s7 mais lento do que Vettel. O quarto lugar foi uma grata surpresa: Daniel Ricciardo, com uma volta próxima da perfeição no Q3. Pierre Gasly foi quinto, enquanto Valtteri Bottas, com erros na volta rápida, larga apenas em sexto.
Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)
A classificação ficou marcada pelo forte acidente de Kevin Magnussen. O dinamarquês perdeu controle no Muro dos Campeões, onde tocou antes de perder controle e bater forte na mureta do pit-lane. O incidente causou uma bandeira vermelha de 15 minutos e, mais do que isso, tristeza para quem precisava melhorar volta no fim do Q2.
Dentre eles, Max Verstappen: o holandês teve problemas na primeira tentativa e precisava de uma segunda para ir ao Q3. Com Magnussen batendo, não pôde, ficando em 11º. Outra vítima foi Romain Grosjean, justamente o companheiro de equipe, que ficou preciso em 15º.
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Saiba como foi o treino classificatório do GP do Canadá
Q1 – A decepção rosácea
O Q1 começou com Robert Kubica, no dia do aniversário de 11 anos de sua única vitória, indo à pista. George Russel e Lance Stroll – lutando contra o tempo perdido no TL3 por problemas mecânicos – também não perderam tempo. Sem surpresas, Stroll se firmou como o primeiro líder da sessão com 1min13s219.
Conforme o resto do pelotão intermediário veio à pista, o panorama logo mudou. Kevin Magnussen assumiu a liderança com a Haas, mas logo sendo superado por Lando Norris. Seguindo a lógica, a liderança do britânico também foi breve: a Ferrari veio à pista com os dois pilotos. Charles Leclerc tomou a primeira posição, enquanto Sebastian Vettel foi o segundo. 1min11s786 era o tempo do monegasco.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Ainda estava longe de ser um tempo bom a ponto de ser pole – prova disso foi a Red Bull, que tomou segundo e terceiro lugar respectivamente com Max Verstappen e Pierre Gasly, pouco atrás. Vettel, com volta 0s6 pior que a de Leclerc, não tardou em cair para sétimo.
O que também foi estranho foi a primeira volta das duas Mercedes. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas apareceram em terceiro e quarto, 0s3 mais lentos do que Leclerc.
O segundo ciclo de voltas tratou de aproximar as duas equipes. Leclerc melhorou para 1min11s481, enquanto Hamilton chegou a 1min11s518. E os dois seriam surpreendidos por Vettel, que alcançou 1min11s200. Os demais ainda melhorariam um tanto, mas parecia claro que o alemão fecharia líder.
Lance Stroll não conseguiu ir ao Q2 pela 11ª vez seguida (Foto: Racing Point)
No outro extremo da tabela de tempos, surpresas. Além da dupla da Williams, Alexander Albon, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean estavam na zona de eliminação com cinco minutos para o fim, apesar de terem carros relativamente competitivos. O trio melhorou, empurrando Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr. para a degola.
Hülkenberg e Sainz, com carros competitivos, não tiveram problemas para subir na tabela de tempos na última volta. Nos seus lugares, Sergio Pérez – na companhia de Stroll – e Räikkönen. Isso, claro, além de George Russell e Robert Kubica.
Q2 – Batidas e azares
A briga Mercedes x Ferrari ganhou seu segundo round. As duas equipes mandaram pilotos à pista de imediato, e o primeiro ciclo de voltas voltou a favorecer a equipe italiana. Vettel anotou 1min11s309, enquanto Hamilton chegou ao 1min11s336. Bottas foi 0s1 mais lento, enquanto Leclerc escapou da pista e precisou abortar a volta.
Na segunda tentativa, alegria para Leclerc: o tempo foi bastante competitivo, de 1min11s205. O problema é que Vettel também melhorou, conseguindo 1min11s142.
Verstappen, enquanto isso, tinha dificuldades. A primeira volta do holandês não foi boa e, aparecendo em décimo na tabela de tempos, corria o risco de não avançar ao Q3. Para garantir, seria necessário voltar à pista mais uma vez.
O holandês logo caiu para 11º, acompanhando Giovinazzi, Kvyat, Albon e Grosjean na zona de eliminação com cinco minutos restando no Q2.
Quando parecia que só a briga pela salvação importaria, a pela liderança voltou a esquentar. Hamilton conseguiu 1min11s010, com Bottas levando 1min11s095. O tempo do britânico era 0s1 melhor que o de Vettel, agora terceiro.
E aí o foco voltou a ser a briga na parte de trás do pelotão. O último minuto reservou pilotos arriscando tudo nas voltas rápidas, e um deles arriscou demais. Magnussen tocou o Muro dos Campeões com o pneu traseiro direito, quebrando a suspensão e perdendo controle. A Haas rodou e bateu no muro do pit-lane.
O acidente de Magnussen (Foto: Reprodução)
A bandeira vermelha foi necessária, interrompendo as tentativas alheias. Péssimo para Verstappen, que não melhorou e foi eliminado em 11º. Grosjean, que tinha tudo para avançar, não conseguiu e caiu em 15º. Kvyat, Giovinazzi e Albon foram os outros que caíram.
No Q3, além das duplas de Mercedes e Ferrari, estavam os seguintes pilotos: Gasly, Ricciardo, Hülkenberg, Sainz, Norris e Magnussen – que obviamente não teria condições de participar.
Q3 – A surpresa de Vettel
Passados longos 15 minutos na recuperação do carro de Magnussen, o início do Q3 finalmente foi autorizado. Mercedes e Ferrari, como esperado, abriram os trabalhos.
E quem abriu melhor dessa vez foi Hamilton. O britânico conseguiu volta das melhores, entrando de vez na casa de 1min10s e conseguiu vantagem de 0s2 sobre a dupla da Ferrari.
A segunda volta de Hamilton foi ainda melhor, chegando na casa de 1min10s4. Depois de fazer os melhores dois primeiros setores, parecia caso encerrado. Não era: Vettel cavocou ainda mais fundo para achar tempo, sendo recompensado com um belo 1min10s2.
F1 2019, GP do Canadá, Montreal, grid de largada:
1 |
S VETTEL |
Ferrari |
1:10.240 |
|
22 |
|
2 |
L HAMILTON |
Mercedes |
1:10.446 |
+0.206 |
21 |
|
3 |
C LECLERC |
Ferrari |
1:10.920 |
+0.680 |
22 |
|
4 |
D RICCIARDO |
Renault |
1:11.071 |
+0.831 |
20 |
|
5 |
P GASLY |
Red Bull Honda |
1:11.079 |
+0.839 |
17 |
|
6 |
V BOTTAS |
Mercedes |
1:11.101 |
+0.861 |
19 |
|
7 |
N HÜLKENBERG |
Renault |
1:11.324 |
+1.084 |
21 |
|
8 |
L NORRIS |
McLaren Renault |
1:11.863 |
+1.623 |
20 |
|
9 |
M VERSTAPPEN |
Red Bull Honda |
1:11.800 |
+11.800 |
19 |
|
10 |
D KVYAT |
Toro Rosso Honda |
1:11.921 |
+11.921 |
15 |
|
11 |
A GIOVINAZZI |
Alfa Romeo Ferrari |
1:12.136 |
+12.136 |
12 |
|
12 |
C SAINZ JR |
McLaren Renault |
1:13.981 |
+2.910 |
17 |
P+3 |
13 |
A ALBON |
Toro Rosso Honda |
1:12.193 |
+12.193 |
16 |
|
14 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
|
|
16 |
|
15 |
S PÉREZ |
Racing Point Mercedes |
1:12.197 |
+12.197 |
16 |
|
16 |
K RÄIKKÖNEN |
Alfa Romeo Ferrari |
1:12.230 |
+12.230 |
6 |
|
17 |
L STROLL |
Racing Point Mercedes |
1:12.266 |
+12.266 |
10 |
|
18 |
G RUSSELL |
Williams Mercedes |
1:13.617 |
+13.617 |
9 |
|
19 |
R KUBICA |
Williams Mercedes |
1:14.393 |
+14.393 |
10 |
|
|
K MAGNUSSEN |
Haas Ferrari |
|
|
10 |
P |
|
|
Tempo 107% |
1:15.157 |
+4.917 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
REC |
S VETTEL |
Ferrari |
1:10.240 |
08/06/2019 |
|
|
MV |
R BARRICHELLO |
Ferrari |
1:13.622 |
26/06/2004 |
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