Vettel quebra série de Leclerc e é pole em ‘super domingo’ no Japão
Em um 'super domingo' muito movimentado e de ventos fortes em Suzuka, Sebastian Vettel abriu os trabalhos do dia e conquistou a pole-position do GP do Japão, quebrando assim a série de quatro conquistas de Charles Leclerc e com direito ao novo recorde da pista
O 'super domingo' do GP do Japão começou com um resultado até surpreendente em Suzuka. Nesta manhã, Sebastian Vettel quebrou o teórico favoritismo da Mercedes após uma forte sexta-feira de treinos. Com direito até ao novo recorde da pista, o tetracampeão também quebrou a série de quatro poles seguidas de Charles Leclerc, comprovou a grande forma da Ferrari e vai largar na frente na corrida de logo mais.
Vettel cravou 1min27s064, a nova melhor marca da história do icônico circuito japonês na atual versão do traçado. No fim, Leclerc ficou muito perto do companheiro de equipe e virou apenas 0s189, mas dessa vez viu a festa do alemão. A Mercedes, de favorita, teve de amargar a segunda fila do grid, e com Valtteri Bottas mais rápido que Lewis Hamilton. O finlandês vai largar em terceiro lugar, lado a lado com o pentacampeão.
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Destaque para os tempos da Red Bull. Max Verstappen e Alexander Albon viraram exatamente o mesmo tempo, mas como o holandês fez primeiro sua marca, vai largar em quinto, com o anglo-tailandês fechando o top-6. Carlos Sainz e Lando Norris compõem a quarta fila toda da McLaren, enquanto Pierre Gasly e Romain Grosjean fecham a lista dos dez primeiros.
A largada do GP do Japão de F1 acontece logo mais, a partir de 2h10 (horário de Brasília), com transmissão da Rede Globo. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
Saiba como foi o treino classificatório do GP do Japão de F1
Q1 acidentado com duas bandeiras vermelhas e eliminação de Ricciardo
O 'super domingo' em Suzuka começou às 10h locais com os pilotos indo à pista para o Q1 do treino classificatório. Diante de um vento apenas razoável, na casa dos 16 km/h, os pilotos deixaram os boxes rapidamente, com a fila sendo puxada por Charles Leclerc e Sebastian Vettel.
Mas o treino mal começou e já foi interrompido com bandeira vermelha. Robert Kubica bateu muito forte ao simplesmente passar reto e não conseguir fazer a curva que dá acesso à reta dos boxes, destruindo o lado esquerdo do carro. Além do pouco tempo para tentar consertar o carro para a corrida, a Williams ainda tem pela frente outro problema: a falta de peças de reposição. Assim, a presença do polonês no grid para logo mais é uma grande incógnita.
A sessão foi retomada pouco tempo depois, ainda sem tempos aferidos. Antonio Giovinazzi foi o primeiro a abrir o cronômetro, seguido por Kimi Räikkönen. Deu tempo ainda para as duplas da Racing Point e Toro Rosso completarem as primeiras voltas antes de outra bandeira vermelha. No mesmo ponto onde bateu Kubica, Kevin Magnussen acertou a barreira de proteção depois de rodar na entrada da última curva. O dinamarquês bateu de traseira nos pneus, mas conseguiu voltar para a pista, ainda que com o carro bem avariado. Sem tempo, o dinamarquês teve de largar no fim do grid.
O segundo acidente levantou dúvidas sobre a influência do vento nas batidas, já que as rajadas no circuito eram bastante fortes. Com a velocidade dos ventos na casa de 23 km/h, os pilotos partiram para a retomada do Q1 quando restavam cerca de 11 minutos para o desfecho do segmento. Vários competidores deixaram os boxes ao mesmo tempo, causando assim um grande tráfego em Suzuka.
Dentre os ponteiros, o primeiro a marcar tempo foi Valtteri Bottas. Mas a Mercedes durou muito pouco tempo na frente. Quem assumiu a ponta do Q1 foi Charles Leclerc, que registrou 1min28s405, com Max Verstappen em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. A surpresa era a presença de Carlos Sainz na quarta posição provisória, à frente de Alexander Albon. As duas Mercedes tinham tempos bem ruins, com Bottas em sexto e Lewis Hamilton só em sétimo.
Hamilton fez uma segunda tentativa, mas ficou 0s330 atrás de Leclerc, o bastante para ascender à segunda posição. Bottas também marcou um tempo melhor, avançando para quarto, logo atrás de Verstappen.
O fim do Q1 trouxe os pilotos que fizeram companhia a Kubica e Magnussen na lista dos eliminados. George Russell seguiu o caminho natural ao terminar em último dentre os competidores na pista. A surpresa foi a presença de Daniel Ricciardo na zona da degola com a Renault, com Sergio Pérez fazendo companhia. O destaque positivo no desfecho da primeira parte do treino foi a grande volta de Lando Norris, que colocou a McLaren em quarto.
Mercedes sobra, e Albon vai bem no Q2. Gasly e Grosjean entram no top-10
O vento forte seguia sendo protagonista na abertura do Q2, com a velocidade acima dos 23 km/h. Leclerc foi o primeiro a cravar tempo nesta fase da sessão: 1min28s179, com o monegasco pegando tráfego no último setor da pista. Segundos depois, Vettel foi 0s005 mais rápido que o companheiro de equipe.
A expectativa estava nos tempos das Mercedes. Hamilton sobrou com uma belíssima volta e registrou 1min26s826, enquanto Bottas ficou longe de convencer, ficando em quarto, 0s479 atrás do pentacampeão. E Verstappen aparecia na quinta colocação, sendo seguido por Albon. A primeira parte do Q2 já dava uma imagem mais clara do potencial das equipes de ponta na luta pela pole neste domingo.
A caminho dos boxes, Verstappen reclamava da falta de potência do motor. O tempo do holandês era quase 0s2 mais lento em relação a Bottas. Entre os pilotos da F1 B, o melhor era Carlos Sainz, com uma McLaren que fazia bom papel em Suzuka.
Em péssima fase, a Renault enfrentava outro problema: Nico Hülkenberg lidava com uma falha hidráulica e não conseguia trocar o câmbio. O alemão sequer abriu sua volta rápida, tendo de largar assim da 15ª colocação. A expectativa estava em quem faria companhia ao alemão entre os eliminados no Q2: foram Giovinazzi, Lance Stroll, Räikkönen e Kvyat.
Nos segundos finais, Albon fez uma belíssima volta e chegou a figurar em segundo antes de Bottas se colocar na frente com 1min27s688.
Vettel surpreende com pole-position em Suzuka
A Mercedes não perdeu tempo e logo mandou Bottas e Hamilton para a pista, com os dois abrindo a tabela de tempos no Q3. Na primeira tentativa, Bottas foi o mais rápido dentre os pilotos da Mercedes com 1min27s696. Mas aí veio a Ferrari, que se apresentou de forma espetacular. Vettel cravou novo recorde da pista com 1min27s212. Leclerc veio bem atrás, 0s323 de desvantagem, mas ainda assim se colocando em segundo. A Red Bull aparecia apenas na quinta colocação, com Verstappen, e Albon fechava o top-6.
Com o cronômetro quase zerado, Leclerc foi o primeiro a abrir sua segunda tentativa de volta rápida. O monegasco fez uma ótima primeira parcial, mas Vettel respondeu à altura e foi ainda melhor que seu companheiro de equipe. Mas até Verstappen aparecia com uma grande volta pela frente.
Charles melhorou, mas não o bastante para superar o tetracampeão, ficando 0s041 atrás. Vettel melhorou ainda mais ao cravar 1min27s064, deixando toda a 'bronca' para a dupla da Mercedes. Bottas melhorou um pouco e subiu para terceiro, enquanto Hamilton garantiu apenas a quarta colocação do grid. Verstappen e Albon registraram exatamente a mesma marca, com o holandês levando a melhor no grid por ter feito primeiro o seu tempo.
No fim das contas, depois de um grande domínio da Mercedes na sexta-feira, a Ferrari abre o 'super domingo' com chances reais de voltar a vencer na F1. E, de quebra, ainda adiar o hexa da rival no Mundial de Construtores.
F1 2019, GP do Japão, Suzuka, grid de largada:
1 | S VETTEL | Ferrari | 1:27.064 | ||
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:27.253 | +0.189 | |
3 | V BOTTAS | Mercedes | 1:27.293 | +0.229 | |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:27.302 | +0.238 | |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:27.851 | +0.787 | |
6 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:27.851 | +0.787 | |
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:28.304 | +1.240 | |
8 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:28.464 | +1.400 | |
9 | P GASLY | Toro Rosso Honda | 1:28.836 | +1.772 | |
10 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:29.341 | +2.277 | |
11 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.254 | +2.190 | |
12 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:29.345 | +2.281 | |
13 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.358 | +2.294 | |
14 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:29.563 | +2.499 | |
15 | N HÜLKENBERG | Renault | |||
16 | D RICCIARDO | Renault | 1:29.822 | +2.758 | |
17 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:30.344 | +3.280 | |
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:30.364 | +3.300 | |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | |||
20 | R KUBICA | Williams Mercedes | |||
Tempo 107% | 1:33.158 | +6.094 | |||
REC | S VETTEL | Ferrari | 1:27.064 | 12/10/2019 | |
MV | K RÄIKKÖNEN | McLaren Mercedes | 1:31.540 | 09/10/2005 |
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