Vettel tira recorde da pista de Hamilton e põe Ferrari à frente da Mercedes em último treino livre do GP da Áustria
Sebastian Vettel surgiu forte na manhã deste sábado (8) no Red Bull Ring e, além de tirar o recorde da pista do rival Lewis Hamilton, comandou a última sessão livre antes da definição do grid do GP da Áustria. Lewis Hamilton completou a atividade em segundo, depois de sofrer uma falha de freio, aparentemente
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
A Ferrari deu o troco na Mercedes neste sábado (8). E Sebastian Vettel foi quem apareceu fortíssimo no Red Bull Ring, palco neste fim de semana da nona etapa da temporada 2017 da F1. O tetracampeão tirou de Lewis Hamilton o recorde da pista e se colocou como mais rápido no último treino livre antes da classificação do GP da Áustria. O alemão sobrou frente à adversária prateada e deixou a impressão que a briga pela pole será mais intensa do que era inicialmente imaginado.
O tricampeão da Mercedes, além do revés sofrido pela troca de câmbio e a punição que terá de cumprir no grid, enfrentou uma possível falha de freios, que quase o colocou em perigo durante a parte final da sessão. Ainda assim, o inglês fechou a atividade em segundo, a 0s269 do rival alemão. Os finlandeses Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen completaram o top-5. Felipe Massa foi só o 17º.
A F1 volta agora às 9h (de Brasília) para a definição do grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL por meio do novo livetiming.
Confira como foi o terceiro treino livre da F1 na Áustria
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O sábado no Red Bull teve início com a notícia de que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu atender às queixas dos pilotos, especialmente de Max Verstappen, e promoveu mudanças nas zebras das curvas 9 e 10, já na parte final do traçado austríaco. A reclamação é que as zebras estavam muito altas e danificando os carros.
E a última sessão livre antes da definição do grid começou sob uma temperatura ambiente de 22.3ºC e céu nublado. Na pista, os termômetros registravam já 29.6ºC. E com relação aos pneus, a Pirelli optou pelos macios (amarelos), supermacios (vermelhos) e ultramacios (roxos).
Como sempre acontece, os primeiros minutos do treino foram dedicados apenas aos giros de instalação – a maioria usando os pneus mais duros do fim de semana. E foi nessa fase que Carlos Sainz surgiu parado na pista. Depois de contornar a primeira curva, o espanhol parou ali no setor 1, obrigando a direção de prova a acionar a bandeira amarela. No rádio, o piloto já alertava para uma falha de motor.
A atividade austríaca foi acompanhando nesta primeira fase a uma 'disputa' interna dos donos da casa, mas sempre com o holandês à frente do australiano. Felipe Massa também deixou as garagens desses 15 minutos iniciais. Também guiando com os compostos de cor roxa, o brasileiro foi capaz de posicionar apenas em nono. A verdade é que a volta de Massa não foi muito regular, marcada por escapadinhas aqui e ali.
Perto dos 20 minutos de sessão, Valtteri Bottas foi o primeiro da Mercedes a ganhar a pista e virou somente o quarto melhor tempo, também andando em 1min06s. Logo depois, Lewis Hamilton veio também, mas encontrou tráfego demais na parte final de sua primeira volta lançada e fechou o giro apenas em 14º. Quem se colocou melhor, porém, foi Sebastian Vettel. O tetracampeão iniciou seu stint com os ultramacios andando 0s021 atrás de Verstappen.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Só aí os dois carros da Mercedes entraram na casa de 1min05s. E trouxeram junto Vettel. O alemão pôs a Ferrari na primeira posição com 1min05s384 – um novo recorde do traçado austríaco, mais de 0s3 melhor que a marca do finlandês da equipe prata. Bottas, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Kvyat, Palmer, Magnussen e Ocon completavam os dez primeiros. Enquanto isso, Massa aparecia apenas em 16º.
Quando a sessão entrou nos 20 minutos finais, Bottas retornou à pista, de novo andando com os ultramacios. Hamilton seguiu o companheiro de Mercedes e foi seguido pelo líder Vettel. O finlandês da Mercedes acertou um bom giro e reduziu a diferença para o tetracampeão em 0s117.
Mas aí Hamilton veio ainda melhor e cravou 1min05s361, assumindo a ponta da tabela de tempos. Vettel, embora tenha iniciado a volta muito bem, não conseguiu manter o desempenho e sequer melhorou sua marca anterior. A diferença entre os dois rivais ficou mesmo em 0s023. Bottas, por sua vez, vinha exatos 0s2 atrás dos ponteiros. Verstappen e Kimi Räikkönen fechavam os cinco primeiros.
E como era de se esperar, o dono do carro #5 não se deu por vencido e, apesar das queixas quanto a pilotos mais lentos na pista, voltou a ditar o ritmo ao virar 1min05s092, estabelecendo um novo recorde no Red Bull Ring. A performance ainda foi 0s268 melhor que a de Hamilton. Bottas e agora Räikkönen apareciam logo em seguida. O top-10 tinha ainda: Verstappen, Ricciardo, Sainz, Kvyat, Hülkenberg e Stoffel Vandoorne.
E aí, com pouco menos de dez minutos para o fim, Hamilton passou reto na curva 2, aparentando uma falha de freio, e por muito pouco não bateu. O incidente o fez perder um jogo novo de pneus e retornar de forma lenta, lenta para os boxes. E não voltou mais à pista, consolidando a liderança do rival Vettel.
F1 2017, GP da Áustria, Red Bull Ring, Treino livre 3:
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:05.092 | 18 | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:05.361 | +0.269 | 21 | |
3 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:05.515 | +0.423 | 19 | |
4 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:05.611 | +0.519 | 19 | |
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:05.784 | +0.692 | 24 | |
6 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:05.896 | +0.804 | 29 | |
7 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:05.936 | +0.844 | 21 | |
8 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:06.015 | +0.923 | 22 | |
9 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:06.279 | +1.187 | 28 | |
10 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:06.284 | +1.192 | 19 | |
11 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:06.374 | +1.282 | 26 | |
12 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:06.563 | +1.471 | 18 | |
13 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:06.578 | +1.486 | 18 | |
14 | 27 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:06.595 | +1.503 | 22 | |
15 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:06.599 | +1.507 | 20 | |
16 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:06.776 | +1.684 | 22 | |
17 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:06.865 | +1.773 | 24 | |
18 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:06.875 | +1.783 | 28 | |
19 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:07.378 | +2.286 | 21 | |
20 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:07.468 | +2.376 | 25 | |
Tempo 107% | 1:09.648 | +4.556 | ||||||
Recorde | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:05.092 | 08/07/2017 | |||
Melhor volta | Michael SCHUMACHER | ALE | Ferrari | 1:08.337 | 18/05/2003 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }