Vettel tira recorde da pista de Hamilton e põe Ferrari à frente da Mercedes em último treino livre do GP da Áustria

Sebastian Vettel surgiu forte na manhã deste sábado (8) no Red Bull Ring e, além de tirar o recorde da pista do rival Lewis Hamilton, comandou a última sessão livre antes da definição do grid do GP da Áustria. Lewis Hamilton completou a atividade em segundo, depois de sofrer uma falha de freio, aparentemente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Ferrari deu o troco na Mercedes neste sábado (8). E Sebastian Vettel foi quem apareceu fortíssimo no Red Bull Ring, palco neste fim de semana da nona etapa da temporada 2017 da F1. O tetracampeão tirou de Lewis Hamilton o recorde da pista e se colocou como mais rápido no último treino livre antes da classificação do GP da Áustria. O alemão sobrou frente à adversária prateada e deixou a impressão que a briga pela pole será mais intensa do que era inicialmente imaginado. 

O tricampeão da Mercedes, além do revés sofrido pela troca de câmbio e a punição que terá de cumprir no grid, enfrentou uma possível falha de freios, que quase o colocou em perigo durante a parte final da sessão. Ainda assim, o inglês fechou a atividade em segundo, a 0s269 do rival alemão. Os finlandeses Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen completaram o top-5. Felipe Massa foi só o 17º.

A F1 volta agora às 9h (de Brasília) para a definição do grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL por meio do novo livetiming.

Sebastian Vettel comandou a tabela no TL3 na Áustria (Foto: Ferrari)

Confira como foi o terceiro treino livre da F1 na Áustria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O sábado no Red Bull teve início com a notícia de que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu atender às queixas dos pilotos, especialmente de Max Verstappen, e promoveu mudanças nas zebras das curvas 9 e 10, já na parte final do traçado austríaco. A reclamação é que as zebras estavam muito altas e danificando os carros.

E a última sessão livre antes da definição do grid começou sob uma temperatura ambiente de 22.3ºC e céu nublado. Na pista, os termômetros registravam já 29.6ºC. E com relação aos pneus, a Pirelli optou pelos macios (amarelos), supermacios (vermelhos) e ultramacios (roxos).

Como sempre acontece, os primeiros minutos do treino foram dedicados apenas aos giros de instalação – a maioria usando os pneus mais duros do fim de semana. E foi nessa fase que Carlos Sainz surgiu parado na pista. Depois de contornar a primeira curva, o espanhol parou ali no setor 1, obrigando a direção de prova a acionar a bandeira amarela. No rádio, o piloto já alertava para uma falha de motor.

Por conta do resgate do carro de Sainz, a sessão ganhou vida novamente quase sete minutos depois. E quem abriu a cronometragem foi o inglês Jolyon Palmer, com a Renault, andando em 1min07s781. A marca, porém, logo foi batida pelos carros da Red Bull. Daniel Ricciardo se colocou na ponta, com 1min06s556, mas foi logo superado pelo colega Max Verstappen, que passou menos de dois décimos melhor. Daniil Kvyat, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein completaram essa lista inicial. Destes, apenas os dois pilotos da Sauber optaram por um primeiro stint com os pneus supermacios. Todos os demais vieram à pista com os ultramacios.
Felipe Massa apareceu mais atrás da tabela na primeira meia hora da sessão (Foto: Williams/Twitter)

A atividade austríaca foi acompanhando nesta primeira fase a uma 'disputa' interna dos donos da casa, mas sempre com o holandês à frente do australiano. Felipe Massa também deixou as garagens desses 15 minutos iniciais. Também guiando com os compostos de cor roxa, o brasileiro foi capaz de posicionar apenas em nono. A verdade é que a volta de Massa não foi muito regular, marcada por escapadinhas aqui e ali.

Perto dos 20 minutos de sessão, Valtteri Bottas foi o primeiro da Mercedes a ganhar a pista e virou somente o quarto melhor tempo, também andando em 1min06s. Logo depois, Lewis Hamilton veio também, mas encontrou tráfego demais na parte final de sua primeira volta lançada e fechou o giro apenas em 14º. Quem se colocou melhor, porém, foi Sebastian Vettel. O tetracampeão iniciou seu stint com os ultramacios andando 0s021 atrás de Verstappen.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Só aí os dois carros da Mercedes entraram na casa de 1min05s. E trouxeram junto Vettel. O alemão pôs a Ferrari na primeira posição com 1min05s384 – um novo recorde do traçado austríaco, mais de 0s3 melhor que a marca do finlandês da equipe prata. Bottas, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Kvyat, Palmer, Magnussen e Ocon completavam os dez primeiros. Enquanto isso, Massa aparecia apenas em 16º.

Quando a sessão entrou nos 20 minutos finais, Bottas retornou à pista, de novo andando com os ultramacios. Hamilton seguiu o companheiro de Mercedes e foi seguido pelo líder Vettel. O finlandês da Mercedes acertou um bom giro e reduziu a diferença para o tetracampeão em 0s117.

Mas aí Hamilton veio ainda melhor e cravou 1min05s361, assumindo a ponta da tabela de tempos. Vettel, embora tenha iniciado a volta muito bem, não conseguiu manter o desempenho e sequer melhorou sua marca anterior. A diferença entre os dois rivais ficou mesmo em 0s023. Bottas, por sua vez, vinha exatos 0s2 atrás dos ponteiros. Verstappen e Kimi Räikkönen fechavam os cinco primeiros. 

E como era de se esperar, o dono do carro #5 não se deu por vencido e, apesar das queixas quanto a pilotos mais lentos na pista, voltou a ditar o ritmo ao virar 1min05s092, estabelecendo um novo recorde no Red Bull Ring. A performance ainda foi 0s268 melhor que a de Hamilton. Bottas e agora Räikkönen apareciam logo em seguida. O top-10 tinha ainda: Verstappen, Ricciardo, Sainz, Kvyat, Hülkenberg e Stoffel Vandoorne

Lewis Hamilton escapa da pista depois de problemas com o freio (Foto: Reprodução/F1)

E aí, com pouco menos de dez minutos para o fim, Hamilton passou reto na curva 2, aparentando uma falha de freio, e por muito pouco não bateu. O incidente o fez perder um jogo novo de pneus e retornar de forma lenta, lenta para os boxes. E não voltou mais à pista, consolidando a liderança do rival Vettel.

F1 2017, GP da Áustria, Red Bull Ring, Treino livre 3:

1   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:05.092   18
2   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:05.361 +0.269 21
3   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:05.515 +0.423 19
4   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:05.611 +0.519 19
5   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:05.784 +0.692 24
6   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:05.896 +0.804 29
7   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:05.936 +0.844 21
8   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:06.015 +0.923 22
9   26 Daniil KVYAT RUS Toro Rosso Renault 1:06.279 +1.187 28
10   55 Carlos SAINZ JR ESP Toro Rosso Renault 1:06.284 +1.192 19
11   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:06.374 +1.282 26
12   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:06.563 +1.471 18
13   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Honda 1:06.578 +1.486 18
14   27 Jolyon PALMER ING Renault 1:06.595 +1.503 22
15   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Honda 1:06.599 +1.507 20
16   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:06.776 +1.684 22
17   19 Felipe MASSA BRA Williams Mercedes 1:06.865 +1.773 24
18   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:06.875 +1.783 28
19   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:07.378 +2.286 21
20   94 Pascal WEHRLEIN ALE Sauber Ferrari 1:07.468 +2.376 25
          Tempo 107% 1:09.648 +4.556  
                 
Recorde Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:05.092 08/07/2017  
Melhor volta Michael SCHUMACHER ALE Ferrari 1:08.337 18/05/2003  
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.