Vettel vira página da Red Bull e adota tom mais sério ao batizar novo carro da Ferrari: o nome é Eva

Famoso por batizar seus carros na F1 com nomes de mulheres, Sebastian Vettel finalmente escolheu como vai chamar a SF15-T, o modelo da Ferrari para a temporada 2015. Eva foi a opção do tetracampeão

Uma das maiores particularidades de Sebastian Vettel na F1 é batizar seus carros com nomes de mulheres. Agora defendendo a Ferrari, a escolha demorou, ainda era necessário conhecer melhor a 'italiana', mas finalmente o alemão conseguiu decidir como vai chamar o modelo vermelho na temporada que começa neste fim de semana, na Austrália.

Eva foi o nome que o tetracampeão batizou a SF15-T, para sua estreia pela icônica equipe italiana. A escolha reflete um tom mais sério nessa nova fase do alemão.

De acordo com a Bíblica, no Livro de Gênesis, Eva foi a primeira mulher. O nome, que tem origem hebraica, quer dizer "a que vive", "a que tem vida". Porém, no jargão da Nasa, a agência espacial norte-americana, EVA também é a sigla para "atividade extra-veicular". Ou seja, qualquer atividade que os astronautas fazem do lado de fora da estação espacial.

Sebastian Vettel batizou de Eva primeiro carro na Ferrari (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A escolha de nomes para os bólidos começou ainda na Toro Rosso, quando chamou o modelo de Faenza de Julie. Aliás, a primeira vitória na F1 veio com esse carro, no GP da Itália em 2008. Nos anos seguintes, já na Red Bull, os carros construídos por Adrian Newey também seguiram a tradição, sendo o primeiro chamado de Kate, em 2009. O bólido campeão de 2010 atendia por Luscious Liz e Randy Mandy.

Na sequência, Vettel escolheu Kinky Kylie para o carro de 2011, Abbey para o de 2012 e Hungry Heidi em 2013. No ano passado, o bólido ganhou o nome de Suzie.

Depois dos quatro títulos conquistados com a Red Bull, entre 2010 e 2013, e da temporada apagada no ano passado, Vettel decidiu que era hora de mudar de ares e a equipe mais famosa do grid foi a opção do piloto de 27 anos.

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube