Vettel volta a colocar Ferrari na frente, mas Hamilton aproxima Mercedes no terceiro treino na Itália

Uma vez mais, Sebastian Vettel puxou a Ferrari para a liderança em Monza, casa da equipe italiana na F1. Mas a Mercedes não ficou muito atrás. Lewis Hamilton foi quem mais se aproximou e terminou a sessão que antecede à classificação a menos de um décimo do rival

A última sessão antes da definição do grid de largada do GP da Itália deixou claro que a batalha pela pole tem dois nomes, faça chuva ou faça sol. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton travaram uma dura batalha no TL3 e ficaram separados por apenas 0s081. A vantagem ainda ficou nas mãos do alemão da Ferrari, que fechou a atividade matutina em Monza, neste sábado (1), com 1min20s509. Os companheiros de equipe de ambos surgiram logo atrás, mas com uma diferença bem significativa em termos de desempenho.
 
Kimi Räikkönen foi o terceiro, a 0s173 de Vettel, mas Valtteri Bottas, quarto na tabela, ficou a 0s6 dos tetracampeões. Max Verstappen comandou a Red Bull e foi capaz de registrar apenas o quinto tempo, muito longe dos ponteiros: 0s879. Já Kevin Magnussen encerrou a sessão como o melhor do pelotão intermediário: sexto lugar. Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc e Romain Grosjean completaram os dez primeiros.
 
A F1 volta logo mais, a partir das 10h (de Brasília), para a classificação. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Confira como foi o terceiro treino livre do GP da Itália de F1

A terceira sessão livre começou com temperaturas bem mais amenas do que as vistas no TL2 de sexta-feira e com pista úmida, devido à chuva que atingiu a região do circuito de Monza durante a noite. Por isso, as primeiras voltas de instalação na última chance de acerto dos carros antes da classificação foram feitas com mais cautela. E mesmo com trechos do traçado ainda com muita umidade, todo mundo deixou os boxes com os pneus slicks – no composto macio (de cor amarela). E o primeiro tempo cronometrado veio só com dez minutos de atividades, e coube à McLaren a tarefa de disparar o cronômetro.
 
Fernando Alonso abriu a tabela com 1min25s734. O colega Stoffel Vandoorne surgiu na segunda posição, mas 1s atrás do espanhol. E ambos com pequenas escapadinhas pela pista devido aos setores ainda molhados. Na tentativa seguinte, o belga foi capaz de virar 1min25s097. Só que o bicampeão logo retomou a ponta, andando já em 1min23s9. Nico Hülkenberg se colocou entre os dois. 
Até aí, todos os três andaram apenas com os pneus macios. Kimi Räikkönen, Lewis Hamilton e Marcus Ericsson decidiram pelos supermacios. E o finlandês da Ferrari rapidamente se colocou na frente, com 1min21s484 – impondo 2s4 na McLaren. 
 
Hamilton cruzou 0s2 atrás do nórdico, enquanto Sebastian Vettel passou reto na freada da primeira curva, ainda muito úmida no ponto de tangência. Por isso, a primeira volta cronometrada do alemão acabou prejudicada: 0s6 de diferença para Räikkönen. Na sequência, Seb se queixou de vibração forte no carro e decidiu retornar logo aos boxes. 
 
Enquanto isso, Hamilton acertou uma boa volta para virar 1min21s392 e assumir a primeira colocação, apenas 0s007 melhor que Kimi. Vettel, Max Verstappen, Bottas, Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Carlos Sainz, Esteban Ocon e Sergey Sirotkin completavam os dez primeiros. Tudo isso com 30 minutos de sessão. 
Até esse ponto do treino, apenas Verstappen, Alonso, Hülkenberg, Lance Stroll e Vandoorne foram os únicos que andaram apenas de macios. O restante do grid iniciou as ações com os supermacios. 
Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Com pouco menos de 20 minutos para o fim, a Ferrari mandou seus dois pilotos de volta à pista e, de novo, com os vermelhos. E aí o cenário em relação à briga entre os italianos e a Mercedes ficou um pouco mais nítido: Vettel virou 1min20s509, enquanto Räikkönen passou 0s173 atrás. A marca do #5 foi 0s883 mais veloz que o tempo de Hamilton – o registro do inglês com o primeiro jogo de pneus supermacios ainda na primeira parte da sessão.

 
Minutos mais tarde, foi a vez de a equipe alemã vir à pista. E ambos com os supermacios. Hamilton, de novo, fez boas parciais para se aproximar bem de Vettel: a diferença ficou em 0s081. Bottas, por sua vez, passou 0s6 atrás do tetracampeão ferrarista. E assim, fechou o TL3.

F1 2018, GP da Itália, Monza, treino livre 3:

1 S VETTEL Ferrari 1:20.509  
2 L HAMILTON Mercedes 1:20.590 +0.081
3 K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:20.682 +0.173
4 V BOTTAS Mercedes 1:21.112 +0.603
5 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer 1:21.816 +1.307
6 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:22.011 +1.502
7 E OCON Force India Mercedes 1:22.055 +1.546
8 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer 1:22.310 +1.801
9 C LECLERC Sauber Ferrari 1:22.313 +1.804
10 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:22.357 +1.848
11 S PÉREZ Force India Mercedes 1:22.486 +1.977
12 P GASLY Toro Rosso Honda 1:22.631 +2.122
13 C SAINZ JR Renault 1:22.737 +2.228
14 S SIROTKIN Williams Mercedes 1:22.778 +2.269
15 L STROLL Williams Mercedes 1:22.860 +2.351
16 M ERICSSON Sauber Ferrari 1:22.882 +2.373
17 F ALONSO McLaren Renault 1:22.892 +2.383
18 S VANDOORNE McLaren Renault 1:23.141 +2.632
19 N HÜLKENBERG Renault 1:23.149 +2.640
20 B HARTLEY Toro Rosso Honda 1:23.164 +2.655
    Tempo 107% 1:26.145 +5.636
         
REC R BARRICHELLO Ferrari 1:20.089 11/09/2004
MV R BARRICHELLO Ferrari 1:21.046 12/09/2004

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube