Vowles admite insônia ao se tornar chefe da Williams: “É o peso de mil pessoas nos ombros”

Britânico revela que nova função trouxe pressão a mais, algo que não estava preparado no início de sua jornada no time de Grove

A temporada de 2023 foi a primeira de James Vowles como chefe de equipe na Fórmula 1. O britânico deixou o cargo de diretor do departamento de estratégia da Mercedes para ser o mandachuva na Williams. O dirigente admitiu que a mudança lhe causou muitas noites de pouco sono.

A razão da insônia se deu, principalmente, pela pressão extra que a promoção a chefe de equipe lhe trouxe e a realidade bem diferente entre os times. Vowles reconheceu na apresentação do FW46, carro com que a Williams disputará o campeonato desse ano, que o grupo precisava de alguns ajustes estruturais — situação bem diferente de seus tempos de Mercedes. Vale lembrar que ele estreou na Fórmula 1 pela BAR, que depois se tornou Honda, que virou Brawn e depois o time de fábrica da marca da estrela de três pontas.

“Pessoalmente, talvez, não tinha imaginado o aumento do peso sob os ombros [ao se tornar chefe de equipe]. Fomos até o limite muito tarde, não há dúvidas sobre isso”, declarou Vowles, que deu a entender que, após um ano no cargo, está mais experiente e consegue compartilhar e tomar decisões em conjunto com a equipe.

James Vowles reconheceu o choque de realidade que tomou ao assumir a Williams (Foto: Williams)

“Ocorreram momentos em que não dormi por muitos dias e não tenho problema em admitir isso. É o peso de mil pessoas sob os seus ombros, mas eu estou confiante de que estamos no caminho certo para o futuro. Essa confiança me permite reunir toda a equipe e conversar sobre isso — fizemos isso nas últimas semanas. Também nos reunimos após lançar o carro, que é uma ocasião importante”, completou.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

WILLIAMS APRESENTA FW46, CARRO PARA A F1 2024 | React
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.