Whiting descarta melhorar espetáculo da F1 com simplificação das regras: “É difícil deixar menos complicado”

Delegado de segurança da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e diretor de provas da F1, Charlie Whiting afirmou que é difícil tornar o regulamento do Mundial mais simples

Charlie Whiting, delegado de segurança da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e diretor de provas da F1, não acredita que a simplificação das regras seja o caminho para melhorar o espetáculo no Mundial.
 
Nas últimas semanas, o regulamento do campeonato foi criticado por prejudicar o espetáculo, já que é muito restritivo. Essas criticas ganharam ainda mais força após Adrian Newey anunciar que passaria a se dedicar a outros projetos dentro da Red Bull, se afastando um pouco da cada vez mais restritiva F1.
Charlie Whiting destacou que não é fácil simplificar as regras da F1 (Fot: Getty Images)
Whiting concorda que regras mais simples seriam benéficas ao esporte, mas reconhece que é muito difícil simplificar o atual regulamento. O código esportivo da F1 tem 55 páginas, enquanto o técnico possui 89.
 
“É difícil deixar menos complicado, pois os carros, os times, os procedimentos, tudo que eles fazem, é mais complicado”, explicou. “Eles estão buscando cada vez mais clareza, o que, normalmente, envolve mais e mais palavras no regulamento”, comentou.
 
“Você nunca vê livros de regras ficando mais finos, vê? Eu gostaria que as coisas fossem mais simples, mas quando você olha para a complexidade de todo o esporte, é muito difícil tornar as regras mais simples”, ponderou. “Nos pedem continuamente para deixar as coisas mais simples, mas, infelizmente, você não pode fazer isso com menos palavras”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.