Williams anuncia saída de Capito do cargo de chefe de equipe após duas temporadas
A Williams anunciou nesta segunda-feira (12), que o alemão Jost Capito vai deixar o cargo de chefe de equipe ao final de 2022, após duas temporadas no comando do time britânico
Em um anúncio surpreende, a Williams comunicou no início da tarde desta segunda-feira (12) a saída de Jost Capito, chefe da equipe nas duas últimas temporadas da Fórmula 1. O alemão assumiu o posto em junho de 2021, com a saída de Simon Roberts, e sob seu comando o time de Grove voltou a conquistar pontos e até um pódio no GP da Bélgica do ano passado, com George Russell na segunda posição. Contudo, em 2022, a Williams voltou a amargar a última posição no Mundial de Construtores.
“Foi um privilégio enorme liderar a Williams pelas últimas duas temporadas e fincar a fundação para a virada de jogo dessa grande equipe”, disse Capito. “Estou ansioso para assistir à equipe enquanto ela continua em seu caminho rumo ao sucesso no futuro”, completou.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Jost chegou à equipe em dezembro de 2020 como diretor-executivo da Williams após a reformulação da equipe, que deixou de ser gerida por Claire Williams e foi comprada pela Dorilton Capital. Além do alemão, o diretor-técnico François-Xavier Demaison também deixa o time britânico. Matthew Savage, presidente da empresa, agradeceu os serviços de amos e deu a entender que Capito deve se aposentar.
“Gostaríamos de agradecer a Jost [Capito] por seu trabalho duro e sua dedicação enquanto embarcamos em um grande processo de transformação na jornada de reviver a Williams. Estamos gratos de que Jost tenha adiado seus planos de aposentadoria para encarar esse desafio, e agora ele passará as rédeas para a próxima etapa desse projeto. Também gostaríamos de agradecer a FX [Demaison] por sua contribuição e desejar a ele todo o melhor para seu futuro”, disse Savage.
Aos 64 anos, Jost tem larga experiência no mundo automotivo e do automobilismo. Seus primeiros passos foram no rali com o pai, Karl-Friedrich. Em 1985, começou a trabalhar na área de desenvolvimento de desempenho dos motores BMW antes de entrar na Porsche em 1989. Entre 1993 e 1996 atuou na divisão de esportes a motor da fábrica alemã.
Na Fórmula 1, fez parte do comitê executivo da Sauber em 1998 quando havia parceria com a Red Bull e, em seguida, se tornou diretor de automobilismo da Ford em 2001, onde trabalhou por 11 anos. Durante seu período na fábrica americana, também se envolveu com a equipe Jordan. Chegou a cumprir a função de diretor-executivo da McLaren entre 2016 e 2017, tendo sido chamado por Ron Dennis para substituir Jonathan Neale, mas ficou menos de seis meses no cargo.
Seu maior momento de sucesso foi na Volkswagen. Capito chegou à gigante alemã em 2012 e, sob seu comando, a montadora alemã dominou o Mundial de Rali, conquistando três títulos consecutivos de pilotos e construtores.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.