Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Fórmula 1

Williams apresenta FW46 com esquema de cores mantido e tons de azul mais escuros

Sétima colocada na F1 2023, a Williams faz o segundo lançamento de carro da temporada 2024. O FW46 busca tirar os ingleses de um fundo do pelotão que tem se tornado marca da tradicional equipe

Grande Prêmio

Grande Prêmio

 

Depois da Haas abrir os trabalhos na última sexta-feira, a Williams deu continuidade aos lançamentos de carros e, na manhã desta segunda-feira (5), mostrou ao mundo, em cerimônia feita em Nova York, como chega o FW46, ou ao menos a pintura dele, para a disputa da temporada 2024 da F1.

Mais uma vez, a equipe sofreu um vazamento das imagens, agora poucos minutos antes do lançamento oficial. O carro novo tem um esquema de cores parecido com o do ano passado, mas o preto está um pouco mais presente, em algo que deve ser tendência na F1 2024. O tom de azul vem mais escuro também da lateral para a traseira do bólido. E muita fibra de carbono, tentando tirar peso do carro.

A tradicional equipe de Grove deixou claro que o lançamento é da pintura e não do carro em si, como foi com a Haas e deve se repetir em boa parte do grid. Ainda, os pilotos surgiram com o macacão novo, quase que todo em branco, com detalhes em azul.

“Desde que vim para a Williams, um ano atrás, tenho visto essa equipe sempre junta para superar uma série de desafios e, assim, garantir a sétima colocação do Mundial de Construtores, o que foi um belo feito de todos os envolvidos. Nós mostramos ao mundo que estamos construindo para avançar no futuro”, disse o chefe James Vowles.

O FW46 tem tons um pouco mais escuros que o FW45, mas o esquema de cores segue (Foto: Williams)

A Williams seguiu o que fez o restante do pelotão e manteve a mesma dupla de pilotos para 2024. Assim, pelo segundo ano seguido, o time inglês conta com Alexander Albon e Logan Sargeant. Enquanto Alex parte para a terceira temporada com a equipe, Logan vai para a segunda, depois de um duríssimo campeonato de estreia.

Em 2023, foi Albon quem garantiu o sétimo lugar do time. Sim, uma eventual ‘Albon Racing’ ficaria na mesma sétima colocação da Williams. É que o tailandês fez 27 pontos, enquanto o americano marcou 1 pontinho solitário.

“Saindo de um ano muito positivo, esperamos continuar nosso progresso em 2024, trabalhando duro para dar alguns bons passos adiante em termos de performance. Pedimos muito para a equipe e para o pessoal da fábrica colocar o carro onde ele precisa estar. Também mudamos um pouco a filosofia do carro. Será necessário um ajuste no estilo de guiar o carro, mas estou confiante de que será uma mudança para melhor”, comentou Albon.

A confirmação de Sargeant no grid, inclusive, foi das mais dramáticas da última janela de transferências. A Williams esperou até o último momento para confirmar a permanência do rapaz que, em 2024, completa 24 anos.

As primeiras imagens do FW46 da Williams (Foto: Williams)

“Tive um período produtivo depois do fim da temporada passada e me preparei bem física e mentalmente para o ano que vem pela frente. Tive o tempo para refletir sobre meu ano de novato, tomei para mim muitas lições, ganhei experiência. Sei minhas metas para 2024, espero contribuir para o sucesso da equipe”, declarou Logan.

Ainda que seja uma das equipes mais tradicionais da história do esporte a motor, a Williams vive fase complicadíssima de sua história. Além de ter visto seu comando trocar de mãos, o time sofre para encaixar boas campanhas. Prova disso é que a sétima posição de 2023 foi a melhor desde o quinto lugar de 2017. O último título da esquadra de Grove veio em 1997 e o vice, em 2003.

A Williams tem na chefia Vowles, nome importante também da história da Mercedes e que foi responsável direto, ao lado de Albon, pela recuperação do time em 2023. Para 2024, os ingleses tentam ao menos o estabilidade dentro do pelotão intermediário.

No entanto, as declarações que chegam de Grove dão conta de “grandes passos” apenas em 2026 e de uma eventual briga por top-3 para ainda mais longe, em 2028.

Os belos novos macacões da Williams (Foto: Williams)

“Não é algo realista. Conheço a verdadeira diferença entre as equipes e sei da nossa velocidade de desenvolvimento”, respondeu Vowles quando questionado se a Williams poderia buscar Alpine e Aston Martin em 2024, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport

A temporada de lançamentos de carros segue firme e forte. Depois da Haas e da Williams, ainda na tarde desta segunda-feira (5), às 16h, é a vez da Sauber mostrar o novo bólido. Também durante esta semana, Alpine e RB se juntam ao clube.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!