Williams se despede de Colapinto após acerto com Alpine e exalta: “Merece lugar na F1”
James Vowles, chefe da Williams, se despediu de Franco Colapinto, que será reserva da Alpine em 2025. Além de exaltar o piloto, disse estar “orgulhoso” de ter levado a Argentina de volta ao grid depois de 23 anos
A Alpine anunciou nesta quinta-feira (9) que Franco Colapinto será o piloto reserva da equipe para 2025 e além. Com isso, o argentino deixa a Williams após fazer parte da academia da equipe e participar de nove GPs em 2024. Com o anúncio oficial, James Vowles, chefe do time britânico, se despediu do piloto e afirmou que “merece um lugar na Fórmula 1“.
Colapinto estreou na categoria no GP da Itália, em Monza, substituindo Logan Sargeant como companheiro de Alexander Albon. Logo de cara, conquistou um 12º lugar que chamou a atenção do paddock.
Os primeiros pontos vieram logo depois, no GP do Azerbaijão, quando terminou na oitava colocação. Ao final da campanha, deixou uma boa impressão no grid, somou cinco pontos, mas não conseguiu uma vaga como titular para 2025. Com isso, agora deixa a Williams, que tem uma dupla consolidada para o futuro, e assume o posto de reserva na Alpine, que promoverá a estreia de Jack Doohan.
“Estamos felizes por termos chegado a um acordo com a Alpine para que Franco se junte à equipe em um contrato de vários anos, começando em 2025”, iniciou Vowles. “Ao longo de nove corridas memoráveis com a Williams, ele claramente mostrou que merece um lugar na Fórmula 1 e sempre falamos que o apoiaremos para conquistar um”.
“A Williams tem uma das duplas de pilotos mais formidáveis no grid para 2025 e além, com Alexander Albon e Carlos Sainz, então acreditamos que este acordo com a Alpine representa a melhor chance de Franco garantir uma vaga em 2025 ou 2026. A academia de pilotos da Williams existe para descobrir e desenvolver as futuras estrelas da F1, o que é exatamente o que fez no caso de Franco, e dá continuidade à nossa longa tradição de dar uma chance a jovens pilotos talentosos no mais alto nível do automobilismo”, continuou.
“Estamos orgulhosos de ter levado a Argentina de volta ao grid da F1. Agradecemos a Franco por tudo o que trouxe para a equipe e esperamos pelas futuras batalhas na pista”, concluiu.
Colapinto também aproveitou a oportunidade para se despedir da Williams e agradecer a equipe que deu a ele a “oportunidade de se tornar um piloto de Fórmula 1”.
“Quero agradecer imensamente à Williams e aos parceiros da equipe, que me apoiaram desde o momento em que entrei para a academia e me deram a oportunidade de me tornar um piloto de Fórmula 1. Eles tornaram meus sonhos realidade e sempre serei grato por isso. Gostaria de agradecer aos mecânicos e a todos os membros da equipe que fizeram um esforço enorme para colocar o carro na pista e me dar a oportunidade de pontuar. E aos fãs, que foram tão solidários e estiveram conosco nos bons e maus momentos: vocês são os melhores”, disse Colapinto.
Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Lado a Lado – comparação entre Hamilton 2007 e Hamilton 2013