Williams vê FW47 como “evolução” e fala até em pódio para 2025: “Não é impossível”

James Vowles, chefe da Williams, comentou o novo FW47, que foi lançado na manhã desta sexta-feira (14), e analisou as expectativas para a temporada 2025 da F1

A Williams divulgou as primeiras imagens do FW47, o carro da temporada 2025 da Fórmula 1, durante evento promocional da equipe nesta sexta-feira (14). Com Carlos Sainz se juntando a Alexander Albon, o time agora é o foco de muitos holofotes e James Vowles, chefe da esquadra, entende que está em um momento de evolução e que pode sonhar com bons resultados.

Durante o evento, realizado em Silverstone, na Inglaterra, Vowles falou em maiores detalhes sobre o FW47, que foi à pista em um curto shakedown com Sainz nesta sexta-feira. Para o dirigente, o carro parece estar “muito bom” e “ganhando vida”. 

Além disso, também destacou que o FW47 é uma evolução do carro de 2024 e uma garantia de que a equipe está “andando para frente”. Porém, com um grid tão competitivo e parelho, Vowles ainda não sabe o quanto vai conseguir progredir em relação à concorrência em 2025. 

“O carro parece muito bom, ele realmente ganha vida. E esse é meu dia favorito do ano. São dezenas de milhares de horas de trabalho acumuladas, e quando o carro deixa a garagem e ganha vida, esse é o começo da temporada. São muitas emoções neste momento”, descreveu.

Carlos Sainz deu as primeiras voltas com o FW47 nesta sexta-feira (14). (Foto: Reprodução / Williams)

“É uma evolução do carro do ano passado. Tivemos um inverno razoável, mas é muito difícil saber. O grid, quando terminamos a última corrida em Abu Dhabi, estava separado por apenas 0s5 na classificação. O que não sabemos é o quão bom foi o inverno para os outros times. O que posso dizer é que estou orgulhoso do trabalho que fizemos. Quando olha para o carro, pode ver mil detalhes que representam a evolução de onde estávamos antes. Estamos garantindo que o time continue andando para frente”, afirmou. 

Vowles também foi questionado sobre as expectativas para 2025 e se seria possível ver a Williams voltar ao pódio neste ano. Apesar de reconhecer que não é um resultado provável ou realista, o dirigente garantiu que é algo possível. 

“Não é impossível, tivemos algumas surpresas ano passado. Em um fim de semana normal, pode ser improvável, mas se as circunstâncias nos favorecerem, pode acontecer. E temos dois dos melhores pilotos que vão dar o melhor de si, assim como eu e o resto do time”, concluiu. 

A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.