Williams lembra início tímido e exalta contribuição de Ecclestone no crescimento da F1: “Caiu do céu”

Frank Williams lembrou o início tímido da F1 e destacou a contribuição de Bernie Ecclestone para tornar o esporte o um fenômeno mundial

Frank Williams exaltou o papel de Bernie Ecclestone no crescimento da F1. O dono do time que leva seu sobrenome recordou o início tímido do campeonato e avaliou que o talento do chefe da categoria para os negócios mudou a sorte do Mundial.
 
Em entrevista a revista britânica ‘Motor Sport’, Williams ressaltou que Ecclestone garantiu acordos muito bons para as equipes ao longo dos anos.
Frank Williams exaltou importância de Ecclestone na F1 (Foto: Getty Images)
 “Até a chegada dele, a F1 era só mais uma atividade europeia de esporte a motor, mas foi ele que percebeu que ela era seriamente subdesenvolvida comercialmente. Ele viu a oportunidade”, ressaltou. “Os chefes de equipe nunca acharam que Bernie estava ficando grande demais para o cargo, porque seus brilhantes poderes de negociação foram capazes de garantir muitos bons acordos para nós a cada GP”, continuou.
 
“Ele é extremamente inteligente, o que todo mundo sabe, mas as pessoas de fora não percebem que ele também tem um senso de humor fantástico”, comentou. “Bernie caiu do céu! Você pode me citar com isso”, sublinhou.
 
Décadas atrás, a F1 estava longe de ser um negócio milionário. Williams começou sua caminhada no esporte no de Mônaco de 1969, quando colocou Piers Courage em uma Brabham.
 
“A F1 era muito diferente naquela época, naqueles dias pré-Bernie. Fomos em sete para Mônaco: eu, três mecânicos, o motorista do caminhão, Piers e a esposa dele, Sally. A Sally fez a cronometragem. Eu recebi £ 900 (cerca de R$ 4 mil) para aparecer com um carro e as £ 900 não duraram muito em Monte Carlo, mesmo naquela época”, contou. “Tive de pegar dinheiro emprestado com Piers para pagar a conta do hotel”, lembrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.