Williams prevê atualização em Singapura e celebra “grande dia” em Baku: “Competitivos”

Diretor-esportivo da Williams, Sven Smeets repassou os acontecimentos do GP do Azerbaijão e celebrou a competitividade da equipe, que colocou os dois pilotos no top-10 pela primeira vez desde o GP dos Estados Unidos, em outubro de 2023

Se a Williams esperava fazer uma corrida positiva no GP do Azerbaijão depois das boas classificações de Alexander Albon e Franco Colapinto, o resultado final da prova de Baku saiu bem melhor do que a encomenda. Além de se manterem na zona de pontuação na reta final da corrida, os dois pilotos acabaram recompensados pela batida entre Carlos Sainz e Sergio Pérez, ganhando dois postos cada. No fim, o tailandês foi sétimo, enquanto o argentino fechou em oitavo.

Com o resultado, Colapinto somou, em sua segunda participação pela Williams, mais pontos do que Logan Sargeant fez em um ano e meio de Fórmula 1. Diretor-esportivo do time inglês, Sven Smeets explicou a estratégia da esquadra de Grove ao longo das 51 voltas no Azerbaijão.

“A corrida começou bem para nós, e logo paramos Franco [Colapinto], que largou com médios. Como Alonso também parou, isso liberou Alex [Albon], que começou com pneus duros e mostrou grande ritmo no stint. Quando ele começou a sofrer com os compostos, fizemos o pit-stop um pouco antes do programado e colocamos médios”, explicou Smeets.

“Depois de ultrapassar Hülkenberg e Franco, ele começou a perseguir Alonso, que estava alguns segundos à frente. Ele se aproximou, mas, algumas voltas antes do fim, os médios começaram a sofrer. Então, decidimos garantir que iríamos até o fim da corrida com os pneus”, destacou.

Na segunda corrida na Fórmula 1, Colapinto já somou os primeiros pontos (Foto: AFP)

Como Albon não conseguiu encostar em Alonso, precisou se contentar com o que seria o nono lugar. A batida entre Sainz e Pérez, porém, alterou as coisas e fez com que o tailandês subisse duas posições, assim como Colapinto. Smeets celebrou um “grande dia” para a Williams, com os dois pilotos na zona de pontos pela primeira vez desde Austin — em outubro de 2023 —, e prometeu uma nova atualização no próximo fim de semana, em Singapura.

“Franco fez um grande trabalho ao manter Hamilton e Bearman atrás. Quando Hülkenberg, que estava sofrendo, tocou no muro, isso permitiu sua entrada nos pontos. Estávamos felizes com nono e décimo lugares, quando um acidente tardio entre Pérez e Sainz nos levou para sétimo e oitavo”, celebrou.

“Foi um grande dia para a equipe. Fomos competitivos ao longo de todo o fim de semana e acabamos recompensados com os primeiros pontos duplos desde o GP dos EUA do ano passado. Agora, estamos ansiosos para irmos a Singapura, onde esperamos trazer a próxima atualização para o carro”, finalizou Smeets.

Fórmula 1 volta já neste fim de semana, de 20 a 22 de setembro, no GP de Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.