Williams cogita substituir Latifi e promover estreia de Piastri no GP da Inglaterra

Incomodada com os constantes acidentes de Nicholas Latifi, a Williams estuda aproveitar a necessidade da Alpine em promover a estreia de Oscar Piastri na Fórmula 1 para substituir o canadense

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN VENCE GP DO AZERBAIJÃO DE F1. FERRARI ABANDONA E ZERA | Briefing

Apesar do título da Fórmula 2 conquistado no ano passado, Oscar Piastri segue aguardando por uma oportunidade de mostrar serviço na Fórmula 1 — e ela pode estar chegando mais rápido do que o esperado. De acordo com informações do portal RacingNews365, o australiano pode fazer sua estreia na principal categoria do automobilismo já no GP da Inglaterra, substituindo Nicholas Latifi na Williams.

O site informa que enquanto a Alpine busca uma opção para que Piastri possa somar experiência na F1 sem perder a dupla formada por Fernando Alonso e Esteban Ocon, a Williams segue descontente com os constantes incidentes provocados por Latifi e as batidas — que têm custado não apenas pontos no campeonato, mas também uma preocupação com o teto de gastos desse ano.

Assim, caso a informação se confirme, Latifi disputaria sua última corrida pela Williams em casa, no GP do Canadá da semana que vem. A partir de então, Piastri assumiria o posto de companheiro de Alexander Albon com um contrato pelo menos até o fim de 2023.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nicholas Latifi pode estar com os dias contados na Fórmula 1 (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Como Piastri já estava programado para participar do primeiro treino livre do GP da Inglaterra pela Alpine, a equipe francesa acionou o também australiano Jack Doohan, da F2, para substituir o compatriota. Vale lembrar que cada equipe precisa dar duas sessões de treinos para novatos ao longo do ano, o que pode beneficiar o piloto da Virtuosi.

Tanto Piastri quanto Doohan já tiveram a oportunidade de testar o carro da Alpine este ano, quando participaram de um teste único de um dia no mês passado com a A521 no Catar.

Latifi abriu sua caminhada na Fórmula 1 em 2020, um ano depois de conquistar o segundo lugar da F2 pela DAMS em temporada que terminou com título de Nyck de Vries — que assim como Piastri, ainda aguarda por uma chance na F1. No entanto, o canadense demonstrou poucos momentos de brilho e foi constantemente superado na briga interna por George Russell, antes de perder também em comparação a Alexander Albon.

Antes da disputa do GP da Inglaterra que pode marcar a estreia de Piastri, a Fórmula 1 tem uma parada no Canadá. A nona etapa da temporada está marcada para acontecer já neste final de semana, entre os dias 17 e 19 de junho. A corrida Silverstone, por sua vez, será realizada entre os dias 1º e 3 de julho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.