Wolff se diz triste e dá a entender que Mercedes pode optar por ordens de equipe após toque entre Rosberg e Hamilton

A Mercedes ainda não sabe que atitude vai tomar quanto ao toque entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton durante o GP da Bélgica. A equipe vai esperar mais um pouco, antes de decidir se usará a carta da ordem de equipe na disputa entre seus dois pilotos

A Mercedes revelou que terá outras conversas com Nico Rosberg e Lewis Hamilton ainda nesta semana antes de decidir se vai ou não impor ordens de equipe daqui até o fim da temporada 2014. O movimento se dá por conta do acidente envolvendo os dois pilotos no GP da Bélgica, disputado no último fim de semana. A dupla também é a principal protagonista na luta pelo título deste ano na F1.

A equipe alemã viveu um domingo tumultuado e nervoso por conta de um toque entre seus dois pilotos ainda na segunda volta da etapa de Spa-Francorchamps. Hamilton liderava a corrida, mas foi atacado por Rosberg na curva Les Combes. O alemão tentou a ultrapassagem por fora e acabou batendo no pneu traseiro esquerdo do colega, no momento da defesa da posição. Lewis acabou perdendo posições por causa do furo do pneu e mais tarde ainda abandonou a disputa. Já Nico completou a prova em segundo.

Nico Rosberg bateu em Lewis Hamilton quando tentava a ultrapassagem na segunda volta (Foto: Getty Images)

O episódio enfureceu a cúpula da esquadra prateada, que precisou ainda convocar uma reunião de urgência após a corrida, principalmente para acalmar os ânimos. Depois da conversa, Hamilton veio a público e revelou que o companheiro de equipe bateu deliberadamente em seu carro, o que ajudou a aumentar a repercussão em torno do caso. Para Rosberg, o incidente não passou de um toque de corrida.

Presidente não-executivo do time alemão, Niki Lauda não poupou críticas e disse que a esquadra não pode se calar. "Foi completamente desnecessário, mas a verdadeira crítica que tenho é que foi na segunda volta que eles bateram um no outro", disse o tricampeão do mundo.

"Precisamos resolver as coisas. As pessoas cometem erros e é parte de nossas vidas, mas temos de analisar isso corretamente. Temos de ter a opinião de Nico e, então, trabalhar para isso não aconteça novamente", completou.

Toto Wolff, o chefão da Mercedes, procurou manter uma postura mais calma e disse que era importante esperar mais um pouco, para então tomar uma decisão sobre o episódio. Ainda assim, o austríaco não deixou de demonstrar todo o seu desapontamento com o incidente evolvendo seus dois competidores.

"Eu acho que seria errado dizer apenas 45 minutos depois da corrida que vamos fazer isso ou aquilo", falou. "Estou extremamente chateado com o que aconteceu. Mas não é sobre o fato dos dois carros terem se tocado, eu me sinto chateado porque definimos as regras todos juntos e nós quebramos hoje essas regras", disse.

"Eu me sinto decepcionado. Quem quer que seja, Lewis ou Nico, eu me sinto triste e a equipe está desiludida também. É por isso que realmente temos de analisar tudo de forma adequada e ver o que poderemos fazer. Obviamente, nós temos as ferramentas para interferir. Mas este não é o caminho certo. Temos de sentar com eles, para que sejam parte da discussão, sobre como evitar que isso aconteça novamente", acrescentou.

Questionado se, a partir de agora, a imposição de ordens de equipe se faz necessária, Wolff foi cauteloso. "Isso ainda será decidido", falou. "Se realmente for preciso, será decepcionante para todos nós, mas precisamos ficar em cima da situação e nós ainda não sabemos o que isso significa."

"Nós já discutimos muitas coisas, mas em 60 minutos você simplesmente não encontra uma estratégia inteligente o bastante para uma situação como essa. Mas nós vamos decidir o que fazer quando todo mundo estiver mais calmo", concluiu.

A cobertura completa do GP da Bélgica no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Spa-Francorchamps
O passo a passo da 12ª etapa do Mundial de F1
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.