Wolff vê Honda em “desvantagem natural”, mas cita transferência de dados da Mercedes pela McLaren

Toto Wolff, chefe da Mercedes, afirmou que a Honda está se beneficiando com as informações coletadas pela McLaren sobre os motores germânicos. Dirigente, entretanto, acredita que japoneses têm uma desvantagem natural, já que entram na era dos V6 um ano mais tarde do que os rivais

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A McLaren entrou na era dos motores V6 turbo equipada pela Mercedes, mas vai mudar de fornecedor em 2015, quando reestabelece seu vínculo com a Honda. A mudança de fornecedor acabou gerando uma situação um tanto estranha, já que o time de Woking tem acesso a informações dos motores germânicos que podem ajudar no desenvolvimento dos propulsores japoneses.
 
Questionado pela revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ sobre quantas informações da Mercedes a McLaren já passou para a Honda, Eric Boullier, chefe do time de Woking, respondeu rindo: “Nenhuma!”.
Toto Wolff acredita que Renault e Ferrari estarão mais próximos da Mercedes em 2015 (Foto: Getty Images)
Chefe da Mercedes, Toto Wolff acredita, no entanto, que o time de Woking está transmitindo informações para a fábrica rival. “Estou convencido de que o que a McLaren está aprendendo, está sendo passado para a Honda no contexto daquilo que é permitido”.
 
De acordo com Wolff, a própria telemetria da McLaren vai permitir que os engenheiros da Honda tenham acesso a dados como torque, entrega de potência e dirigibilidade. “E também o que é necessário para resfriamento, hidráulica, eletrônica – todas essas coisas são, claro, passadas adiante”. 
 
O dirigente afirmou, entretanto, que confia o bastante na McLaren para acreditar que o time do Woking só está passando para a Honda aquilo que é permitido pelo regulamento da F1.
 
“Nós temos um entendimento muito claro daquilo que pode ser divulgado e o que não pode, mas estou convencido de que eles reconhecem a parceria e a confidencialidade que aproveitam hoje como clientes”, defendeu.
 
Ainda na visão de Wolff, nem mesmo a transferência dessas informações vai anular a desvantagem dos japoneses. “A Honda tem uma desvantagem natural, pois eles estão entrando no esporte quando todos os outros já estão lá por um ano”, ponderou, se referindo a era dos V6. 
 
Por fim, o dirigente ponderou que Ferrari e Renault também vão conseguiu se aproximar o desempenho dos motores Mercedes no próximo ano. “O nosso conceito é muito diferente, mas os outros, certamente, acompanharam bastante, pois eles têm informações sobre o funcionamento do nosso motor quando veem ele na pista”, comentou. “No próximo ano, a diferença automaticamente será menor”, encerrou.

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