Tsunoda brinca sobre ameaça de punição por palavrão na F1: “Vou tentar não ser multado”

Acostumado a soltar uma série de palavrões pelo rádio, Yuki Tsunoda disse que uma solução possível para evitar a repetição das palavras sujas na pista é aumentar o uso delas fora do carro

Enquanto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) segue encontrando maneiras de regular o que os pilotos da Fórmula 1 dizem, as novas diretrizes em casos de palavrão — que podem render multa, suspensão e até dedução de pontos — segue dando o que falar. No evento de lançamento das pinturas do grid, na última terça-feira (18), Yuki Tsunoda (que não costuma poupar nas palavras dentro do carro) foi outro a abordar o assunto.

O japonês, que pode ser um alvo em potencial da nova regra por ter como hábito soltar palavrões pelo rádio, seguiu na linha geral dos pilotos e defendeu que cada um tenha sua personalidade. Por outro lado, admitiu que a linguagem também precisa ter um limite, sob risco de se tornar “tóxica” demais.

“Como opinião particular, acho que é algo que mostra sua personalidade”, disse Tsunoda. “Obviamente, há um limite. Se você atingir isso, as coisas podem se tornar muito tóxicas, não é o tipo de palavra que você quer ouvir”, explicou.

Tsunoda, todavia, ressaltou que os xingamentos também são comuns em outros esportes. O japonês garantiu que não tem falado palavrões, mas, agora que não pode fazê-lo nas pistas, brincou e disse que vai aumentar a frequência fora do carro.

Tsunoda pode estar entrando em seu último ano na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Além disso, o piloto aproveitou para fazer um trocadilho com a palavra ‘fuck’, uma das que podem gerar problemas com a FIA em 2025. Em seu lugar, Yuki disse ‘fudge’, uma expressão comum na língua inglesa para quem está tentando evitar um palavrão.

“No geral, nos esportes, acho que não somos os únicos que xingam. Mas temos um treinamento de mídia apropriado para não xingar demais. E não tenho falado muitos palavrões recentemente”, garantiu.

“Talvez eu xingue mais agora do que antes, porque agora não posso fazer durante a corrida. Então, poxa, vou tentar não ser multado”, finalizou Tsunoda.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 2627 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.