Tsunoda espera possibilidade de decidir futuro na F1, mas garante: “Red Bull é prioridade”

Yuki Tsunoda está focado em entregar um bom trabalho em 2024 para poder negociar um contrato com as equipes mais competitivas do grid da Fórmula 1

Yuki Tsunoda vai para sua quarta temporada junto da RB, antes AlphaTauri, na Fórmula 1, mas segue com expectativas de conseguir uma vaga mais competitiva nos próximos anos. O japonês tem como objetivo fazer uma boa campanha em 2024 para despertar o interesse de diferentes equipes e, assim, ser capaz de decidir o próprio futuro. No entanto, fez questão de deixar claro que a Red Bull sempre será sua prioridade.

Tsunoda passou pelas categorias de base do automobilismo sendo apoiado pela Honda e pela academia de jovens pilotos da Red Bull e estreou na Fórmula 1 em 2021. Na época, o #22 tinha muitas oscilações de desempenho e era constantemente superado pelo companheiro Pierre Gasly.

Em 2023, no entanto, quanto Gasly deixou a AlphaTauri, Tsunoda se tornou o líder da equipe e começou a apresentar resultados mais sólidos. Em 2024, foi mais rápido que o companheiro Daniel Ricciardo nos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita.

Yuki espera se valer da boa fase para impressionar as outras equipes do grid da F1 e, eventualmente, ter a possibilidade de negociar uma vaga para 2025. 

Apesar de estar aberto a novas oportunidades, Tsunoda garantiu que a Red Bull é sua prioridade (Foto: Red Bull Content Pool)

“Como piloto, se despertar o interesse de outras equipes, significa que estou melhorando. Então é isso que pretendo, Mas, obviamente, a minha prioridade é a Red Bull. Mas espero ter a possibilidade de escolher meu futuro. Quando você está bem ambientado é mais fácil para fazer negociações. Então preciso mostrar na pista seu real valor. E estou me concentrando para fazer o melhor que posso”, disse o titular da RB.

Por fazer parte da academia de jovens pilotos, e pelo fato de a Red Bull ter o melhor carro do grid, Tsunoda está concentrado em se juntar aos austríacos no lugar de Sergio Pérez em 2025. O japonês afirmou que a marca dos energéticos não deu uma meta para 2024. Por isso, está apenas focado apenas em fazer o melhor trabalho possível.

“Até agora não [estabelecemos meta para uma promoção]. Mas sabemos que tudo está relacionado ao desempenho. Se o resultado for bom, automaticamente surge uma oportunidade. Conheço a Red Bull e, antes de qualquer coisa, temos de nos concentrar em nós mesmos. Tivemos muito tempo fora das pistas, então ainda temos de nos acostumar com o novo carro e reconstruir o processo para voltar aos trilhos”, finalizou Tsunoda.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.