Tsunoda se vê mais calmo, mas afirma que precisa melhorar “feedback técnico” na F1
Yuki Tsunoda afirmou que melhorou a comunicação via rádio com a Racing Bulls, mas precisa aprimorar o feedback que passa ao time durante as corridas na F1
Yuki Tsunoda continuou a autoanálise sobre a carreira e apontou o feedback técnico como ponto que precisa ser aperfeiçoado na Fórmula 1 a partir da temporada 2025. O japonês reconheceu que conseguiu melhorar a comunicação via rádio com a Racing Bulls, com menos explosões — e palavrões — com o time, mas faltam ajustes para as corridas.
Tsunoda fará este ano a quinta temporada na F1, todas com a equipe B da Red Bull. Em 2024, viu a chance de brigar pela vaga de Sergio Pérez no time principal do grupo dos energéticos se abrir, mas perdeu para o companheiro, Liam Lawson. Ele terá, portanto, a companhia do novato Isack Hadjar na F1.
Em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, Tsunoda falou sobre a carreira, afirmando que o início não tão expressivo acabou se tornando um fator que pesa contra ele em momentos de decisão. Além disso, considerou o que ainda precisa ser trabalhado na própria performance.
“Diria que o aspecto da comunicação melhorou, principalmente minha linguagem no rádio”, começou. “A calma, diria, também melhorou definitivamente, o feedback técnico, ter mais foco. Sinto essa melhora ao longo do ano e estou muito feliz com isso.”
“O que preciso melhorar ainda mais é o feedback técnico, especialmente a quantidade de retorno que pode ser dado durante a corrida. Realmente posso falar mais, mas às vezes não é realmente contínuo”, salientou.
“Para nós, foi mais difícil mostrar desempenho de forma consistente. Mesmo que se tenha uma boa performance, às vezes a do carro não acompanha. Mas, ainda assim, estou muito feliz com a consistência até aqui. Sempre digo que poderia ter ido muito melhor em algumas corridas, mas mostrei que sou bastante regular”, completou Tsunoda.
Ainda sobre o desempenho em 2024, Yuki relembrou que teve um início mais sólido na zona de pontos porque o carro respondia melhor. “Em dado momento, não conseguimos melhorá-lo com as atualizações, e a Haas e outros rivais começaram a superar o desempenho do nosso carro.”
Por fim, deixando qualquer polêmica ainda sobre a escolha da Red Bull de lado, enfatizou o “apoio enorme” que tem recebido da equipe e como isso o ajudou a aumentar a própria confiança.
“Para ser franco, não me importo muito com o que as pessoas dizem nas redes sociais, porque elas não sabem exatamente o que está acontecendo. Só importa o que a equipe pensa sobre mim, e sinto um apoio enorme vindo deles. Eles entenderam o que aconteceu em todas as corridas e, sem dúvida, eles me deram muita confiança. Isso é o que sempre importa, e realmente apreciei o esforço deles”, encerrou.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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