Tsunoda recebe 5ª advertência da temporada e perde 10 posições no grid do GP da Itália

Piloto japonês levou reprimenda da FIA, em Zandvoort, por "pilotar em condição de falta de segurança". Tsunoda afrouxou o cinto de segurança após problemas no carro da AlphaTauri na Holanda

F1 2022: VERSTAPPEN VENCE NA HOLANDA. HAMILTON PISTOLA. DRUGOVICH PERTO DO TÍTULO | Briefing

A Fórmula 1 mal saiu do fim de semana do GP da Holanda, mas Yuki Tsunoda já tem uma baita dor de cabeça para a próxima corrida da categoria, em Monza. Ao levar sua quinta reprimenda da temporada em Zandvoort, o piloto da AlphaTauri atingiu o limite permitido pelo regulamento da F1 e terá que cumprir punição de perda de 10 lugares no grid de largada na Itália.

Na 45ª volta da prova deste domingo, Tsunoda parou o carro do lado de fora do traçado no primeiro setor da pista logo após parar nos boxes. “Os pneus não estão presos”, falou. Era certeza de safety-car, mas a AlphaTauri disse que não, nada estava errado. O japonês voltou a andar e parou nos boxes, já em último. Mas, apesar da equipe averiguar o carro, Tsunoda disse que tinha algo ruim e recebeu a ordem de parar. Parou na pista para o VSC ser acionado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No meio disso tudo, o japonês soltou o cinto de segurança. E, por isso, foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por “pilotar em condição de falta de segurança”.

“Depois de um pit-stop do carro 22, o piloto parou o carro por sentir que uma roda não estava bem encaixada. A investigação dos comissários levou à conclusão de que, de fato, havia um problema com o diferencial. Portanto, o carro não estava em condições inseguras quando foi liberado de sua posição de pit-stop. No entanto, durante a audiência, o piloto admitiu que depois de parar na pista, estava pronto para abandonar o carro e começou a soltar o cinto de segurança, sem destravá-lo. Depois disso, voltou para os boxes onde os mecânicos reapertaram os cintos. Não é possível determinar exatamente em que grau o cinto de segurança foi afrouxado pelo piloto”, apontou o relatório pós-prova dos comissários.

Yuki Tsunoda (Foto: AlphaTauri)

De acordo com o artigo 18.2 do regulamento esportivo da FIA, qualquer piloto que chegar ao número de cinco advertências será punido e perderá 10 posições no grid de largada da corrida seguinte.

Tsunoda já havia recebido reprimendas no Bahrein (por bloquear Charles Leclerc no TL2), Austrália (bloquear Carlos Sainz no TL2), Austrália (pilotar de maneira desnecessariamente lenta durante a classificação) e Mônaco (bloquear Kevin Magnussen no TL2).

LEIA TAMBÉM
+ Pérez vê Mercedes “um passo mais rápida” do que Red Bull na Holanda: “Muito surpreso”

POR QUE A FÓRMULA 1 ESTÁ OBCECADA COM COLTON HERTA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.